Depois, viajando por outras partes do país, vi que essa população canina não é privilégio da capital. Todas as outras cidades que conheci, pequenas ou grandes, também têm um monte de cachorros nas ruas.
Aqui eles são conhecidos como quiltros, ou simplesmente perros callejeros. E a verdade é que eles já são como uma "instituição" chilena, um ponto turístico, uma característica típica do país. É impossível visitar o Chile sem se impressionar com os seus cachorros de rua.
Inspirada nesse tema, montei um álbum no facebook chamado Perros de Chile, com algumas fotos desses famosos personagens. Basta entrar nesse link para ver. :)
Um dos muitos cachorros de rua do Chile. Para ver mais fotos, entre no link do álbum |
Oi Lara, quando estive no Chile também fiquei impressionado com o número de cachorros de rua e o modo como eles são tratados pela população. Vi até os guardas de La Moneda brincando com dois cachorros e em Las Condes uma veterinária (creio que a pedido de uma senhora que estava no local) tratando na rua mesmo uns ferimentos em um pastor alemão. Mesmo assim, parece que as autoridades chilenas não são coniventes com quem cuida desses cães. Ouvi dizer que em algumas cidades chilenas, alimentar cães de rua é proibido, e a pena pode variar desde um simples trabalho comunitário até seis meses de prisão. Confere?
ResponderExcluirOi Júnior, você pôde então comprovar os impressionantes cachorros de rua do Chile! :)
ResponderExcluirQuanto ao que você perguntou, o que sim existem são as multas para quem os alimenta, como esse caso:
http://pachnews.blogspot.com/2011/04/insolita-multa-por-alimentar-perro.html
Quanto à prisão e serviços comunitários, acho que é exagero de quem te contou, hehehe.
Mas não sei bem qual é a posição oficial das autoridades chilenas sobre o assunto. Na verdade ainda é algo muito discutido, já rolou até uma proposta de lei para matar (!!) os cachorros, que não foi aprovada.
Seja como for, eles continuam com tudo aqui nas ruas de Santiago... :P
Então, sobre as multas já sabia, vi pela Tv daí mesmo uma senhora em Concepción que levou multa por alimentar os dogs de ruas. Mas, também achei exagero essa história de serviços comunitários e prisão que li em outro blog.
ResponderExcluirAgradeço a resposta!