10 de fevereiro de 2012

Morro de São Paulo (e um pouco de Salvador) - parte 1

Eu passei o último reveillon em Morro de São Paulo (Bahia), com a minha mãe e minha irmã, como já contei em outro post. E prometi falar mais da viagem aqui, e também dar umas dicas, então aí vai! :)

Foram 7 dias de viagem no total. 1 dia em Salvador e 6 dias em Morro. Eu e minha mãe saímos do Rio na 2a feira (26 de dezembro) bem cedinho, no vôo de 7h41 da Gol. Esse é um bom horário, pois são 2h de viagem, e chegamos às 9h40 no aeroporto de Salvador, prontas para aproveitar o dia.
Esse aeroporto fica meio longe do centro, mas há um ônibus que sai de lá para a Praça da Sé, passando por Itapoã e Barra. Custa uns R$2,50 (o executivo é mais caro), e o ponto está logo na saída do aeroporto, ao lado de uma barraca de acarajé.

Praia de Itapoã
Antes dessa viagem, eu já tinha ido à Bahia duas vezes, mas só até Porto Seguro. Então, apesar do nosso destino final ser Morro de São Paulo, eu fiz questão de passar um dia em Salvador, para conhecer um pouco da cidade.
Nós ficamos no hotel Monte Rei, na Barra. O ônibus do aeroporto passa pertinho, é só saltar no ponto antes do Farol. O hotel é bem simples, mas tem boa localização e é o suficiente para quem só vai dormir. O trajeto aeroporto-Barra demorou um pouco, pois havia trânsito e muitos sinais no caminho, mas foi legal passar pela orla e ir vendo as famosas praias de Salvador. Passamos inclusive por Itapõa, lugar no qual um dia terei que passar uma tarde, é claro! (O quê? Não entendeu a referência? Ouça essa música).

Vista do Elevador Lacerda
Após deixar nossas coisas no hotel, andamos um pouco pela praia da Barra e pegamos um ônibus para o centro (não lembro o nº, mas é só perguntar para alguém). Fomos direto para a Praça da Sé e começamos as nossas andanças. Pegamos o Elevador Lacerda, é claro, e fomos ao Mercado Modelo. Lá, depois de comprar umas coisinhas, almoçamos no Restaurante Maria de São Pedro, que está no último andar do mercado.
A comida demorou muito, como um bom clichê baiano, mas estava simplesmente uma delícia. Enquanto esperávamos, num calor de matar, bebemos umas cervejas, é claro. O que pedimos foi uma moqueca de peixe, totalmente recomendável!

Pelourinho
Depois de andar pela Cidade Baixa, como eles chamam essa parte do centro que está abaixo do elevador Lacerda, subimos novamente o elevador e fomos em direção ao Pelourinho. Adorei o sobe e desce de suas ladeiras, os coloridos das casas e a história que transborda ao se andar por ali. É um lugar imperdível de se visitar!

No final da tarde, fomos ao hotel esperar pela minha irmã, que vinha num outro vôo. À noite andamos pela Barra, passando pelo Farol, e comemos umas casquinhas de siri no restaurante Barravento. Tínhamos que dormir cedo, para pegar o barco à Morro de São Paulo na manhã do dia seguinte.

Nós reservamos esse barco com antecedência, pela internet. Fomos pela Ilha Bela Transporte Marítimo, mas há outras empresas que também fazem o percurso Salvador-Morro (há também a opção de ir em avião bimotor). De qualquer forma, nenhuma passagem é muito barata. Nós pagamos 150 reais cada uma, pelas passagens de ida e de volta. Mas vale a pena, para chegar ao paraíso que é Morro de São Paulo!
O barco sai do terminal que está na Cidade Baixa, um prédio antigo, azul e branco. A viagem até Morro leva no mínimo 2 horas. A minha mãe e minha irmã já tinham ido para lá, e me recomendaram tomar um dramin para o enjôo, porque o barco balança muito. Mas eu me arrependi de ter tomado, porque a viagem de ida não bate tanto (a de volta sim!) e esse remédio dá um sono tremendo, tanto que a minha grande dificuldade foi ficar acordada para me segurar no barco. Mas enfim, se você já tem histórico de enjôo, é melhor tomar o remédio. Se não, tome só na volta.

No próximo post eu conto sobre os 7 dias em Morro de São Paulo. Até mais. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário