4 de setembro de 2012

Continuando com o registro das minhas idas ao cinema em 2012...

Na 6a feira da semana passada fui ver o filme chileno No.

O filme se passa em 1988, na época do plebiscito convocado por Pinochet, para saber se ele iria ou não continuar no poder, depois de 15 anos de ditadura. Esse pebliscito ocorreu devido à pressões internacionais, e deu direito a 15 minutos diários de propaganda para o (continuacão da ditadura) e para o No (volta da democracia).

A estória gira em torno do jovem publicitário René (Gael García Bernal), ex-exilado político. Ele trabalha numa das principais agências de propaganda do país, com um chefe totalmente pinochetista, mas decide colaborar com a campanha do No, dando um enfoque na alegria e esperança, depois de tanto sofrimento.

Aí acompanhamos as gravações da campanha e sua ida ao ar, misturando imagens reais com as de ficção. E vemos também como o governo militar começa a jogar sujo quando percebe que o No está agradando a muita gente e tem chances de ganhar.

Achei o filme excelente! Um bonito e emocionante retrato da história recente do Chile, no melhor estilo "a esperança venceu o medo". E é impossível sair do cinema sem cantar o refrão da campanha do No: "Chile, la alegria ya viene".

Não sei quando o filme vai chegar no Brasil, mas imagino que não demore muito, já que tem bastante apelo internacional e já ganhou vários prêmios pelo mundo. Recomendo fortemente a todos!!!

Deixo vocês então com o trailer de No:

2 comentários:

  1. Lara Rodrigues, sou estudante de História e bolsista do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST e juntamente com minha orientadora estamos organizando uma exposição sobre o eclipse de 10 de outubro de 1912 ocorrido no Brasil. Bem, estamos montando um painel especial com a história das instituições que enviaram expedições para a observação do eclipse e no caso do Observatório Nacional do Chile ainda não conseguimos achar nenhuma fotografia dos prédios do observatório na época. Sei que o mesmo estava se mudando para Lo Espejo, porém eu ainda não consegui confirmar se a mudança completa já teria ocorrido em outubro de 1912. Bem, gostaria de saber se pode me indicar alguma página na web onde eu poderia achar alguma fotografia desse período (se houver uma), ao acaso encontrei um posto do seu blog onde falava um pouco da história do observatório, por isso resolvi contactá-la. Se puder me responder, com qualquer informação que dispor, eu agradeço. Deixarei meu e-mail. Abraços. arthur857@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pena que a previsão de estreia por aqui é só em Dezembro! Quero muito assitir esse filme.
    Terminei de ler aquele livro que você me deu, 'Nosotras que nos queremos tanto' há uma semana. Interessante ter lido esse seu post agora, pois o livro fala desse período.

    ResponderExcluir