3 de janeiro de 2011

Lugares do Chile - parte XVII: Cajon del Maipo

Eu já havia comentado sobre o Cajon del Maipo em outro post. Eu fui lá pela primeira vez em janeiro do ano passado, mas só pela metade de um dia, e prometi voltar.
Quase um ano depois, a minha promessa foi cumprida. Fizemos uma pequena viagem em família ao Cajon del Maipo, entre o natal e ano novo.

Começamos no dia 28 de manhã cedo, alugando um carro em Santiago. Apesar de já termos feito prévia reserva, o aluguel do carro foi bem complicado e demorou mais de uma hora (é por isso que eu NÃO recomendo alugar carros pela Alamos no Chile, é uma boa porcaria). Mas após o estresse inicial, colocamos o pé na estrada e percorremos os 200km até Baños Morales, um dos últimos povoados do Cajon del Maipo, em plena Cordilheira dos Andes.

Em Baños Morales nós ficamos hospedados em uma cabana, a Correcaminos. Essa eu recomendo, foi ótima a nossa estadia lá. É bem simples, mas aconchegante, e os donos são muito simpáticos. Só é importante reservar antes, para garantir o lugar.

Após um almoço leve na cabana, com sanduíches e frutas, pegamos o carro novamente para ir às termas de Baños Colina. Foram 13km num caminho de terra bem enjoado, onde se passa por muitas minas, mas valeu a pena. As termas estão localizadas no meio do nada, quase na fronteira com a Argentina. Um lugar lindo, que valeria a visita só pela paisagem, mas que ainda conta com os maravilhosos banhos termais com lama de gesso. São 7 pequenas piscinas para se esbaldar, muito legal!

Depois de algumas horas em Baños Colinas, começou a chuviscar, e achamos que era melhor voltar à cabana. Tomamos banho, vimos a chuva cair e o posterior arco-íris, e depois acompanhamos o pôr do sol, que coloria de rosa a neve da cordilheira. Fizemos um belo jantar de macarrão com vinho e fomos dormir cedo, pois no dia seguinte faríamos uma longa caminhada.

O dia 29 começou nublado, mas enquanto tomávamos café e fazíamos os últimos preparativos para a caminhada, o céu abriu um pouquinho. Um pouco depois das 9h, partimos em direção ao Monumento Nacional El Morado, para caminhar até o Glaciar San Francisco.

A entrada do Monumento, que é um parque nacional, fica no próprio povoado de Baños Morales, bem próximo à cabana. O percurso até o glaciar é de 7.81 kms, dividido em 3 partes. O primeiro trecho, até Aguas Panimavidas é de 3km, com bastante subida. Depois, para Laguna Morales e o Glaciar San Francisco, a caminhada se torna um pouco mais plana.

O caminho é lindo, com paisagens de tirar o fôlego. E também reserva algumas surpresas, como os passarinhos Cometocino (ou Chanchito de la Cordillera), que são as aves mais simpáticas que já vi. Eram dezenas de passarinhos nos rodeando na Laguna Morales, subindo em nossas mãos e ombros sem a menor cerimônia, muito fofos!

Após algumas horas de caminhadas e algumas paradas para beber água, tirar fotos e comer, chegamos ao glaciar. Infelizmente o tempo voltou a fechar, e estava chuviscando novamente. Com isso, não pudemos ver o glaciar inteiro, já que ele estava encoberto pelas nuvens e tampouco pudemos ficar lá por muito tempo, já que a chuva e o vento frio não eram muito agradáveis e ainda tínhamos que percorrer os quase 8km de volta.
Mas valeu muito a pena!!! O caminho de volta foi mais rápido, mas tão bonito quanto a ida. E volta e meia olhávamos para trás, alimentando os olhos com as últimas visões do glaciar.

Finalmente voltamos para a cabana, comemos mais alguma coisa e arrumamos nossa bagagem de volta à Santiago. Chegamos à cidade no final da tarde, devolvemos o carro e voltamos de metrô para casa. O contraste de ambiente era tão grande, que nem parecia que havíamos estado no glaciar há apenas algumas horas atrás. Foi um passeio inesquecível!

Deixo vocês com algumas fotos desse maravilhoso lugar e com a forte recomendação de ir ao Cajon del Maipo. Aproveitem! :)


Cabana em Baños Morales
Termas Baños Colina
Monumento Nacional El Morado: começando a caminhada

A caminho do glaciar
Passarinho Cometocino
Glaciar San Francisco

2 comentários:

  1. Olá, tudo bem Lara?
    Sou brasileiro e estou interessado em ir pra Cajón del Maipo agora em julho.
    Estou com passagem pra Santiago e gostaria de curtir a cordilheira não estando muito próximo à capital Santiago.

    Sou montanhista aqui e ando de Mountain Bike. Meu objetivo é curtir a natureza no que for possível com a neve prevista e fotografar muito.

    Você pode me dar alguma dica?

    Fico muito agradecido.

    André Luiz
    http://caminhosdovaledoparaiba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi André,
    vale a pena visitar o Cajon del Maipo, é muito lindo! Você certamente vai se encantar com as paisagens do lugar.

    Eu nunca fui para lá no inverno, mas certamente tem muita neve nessa época. O que você tem que checar antes é se as trilhas estarão abertas. E, por causa da neve, acho que elas são feitas com aqueles de skis de caminhadas. Você pode ver umas informações aqui: http://www.wikiexplora.com/index.php/Glaciar_San_Francisco_/_Monumento_Natural_el_Morado
    Outro que vale a pena ver é esse: http://www.wikiexplora.com/index.php/Lo_Vald%C3%A9s_-_Termas_de_Colina

    E, bom, para chegar lá, o mais prático é alugar um carro, pois os ônibus (que já são poucos) não fazem o caminho inteiro no inverno.

    Espero ter ajudado em algo! Boa sorte com a sua viagem! :)

    ResponderExcluir