11 de maio de 2011

Apartamentos e mudanças - parte 1

Desde que nasci, até os meus 20 (quase 21) anos de idade eu morei no mesmo apartamento. No segundo andar da última entrada do último prédio do Condomínio Equitativa, localizado nos confins do bairro de Santa Teresa.
Eu costumava dizer que esse apartamento era no meio do mato, e é verdade. Na nossa janela tínhamos muito verde e o Cristo Redentor bem pertinho. Miquinhos e macacos-prego pulavam de árvore em árvore, além de tucanos, vários passarinhos, e uma vasta variedade de insetos.

Esse apartamento tem história. Meu pai o alugava na época de universidade, na década de 70, tendo dividido com amigos e irmãos. Depois a minha mãe foi morar lá com ele, e os dois compraram o apartamento num famoso leilão que houve no condomínio.
Em setembro de 1981 nasceu a minha irmã, e em janeiro de 1987 nasci eu… Nós duas dividíamos um quarto, pois o apartamento tinha só dois. Os meus pais começaram a comprar um apartamento de 3 quartos em Botafogo mas, quando eu tinha 5 anos, eles se separaram. Eu, minha mãe e minha irmã continuamos morando lá, e o meu pai foi para o novo apartamento.

Tenho algumas pequenas lembranças da época que o meu pai ainda morava lá, mas para mim aquele apartamento é a cara da vida que dividi por tanto tempo com a minha mãe e irmã.
Quando eu tinha 9 anos, nós fizemos uma grande obra, juntando o quartinho de empregada com parte de um dos quartos, criando assim um novo cômodo: o meu quarto. Ali passei a minha adolescência, meio apertada, mas feliz de ter um cantinho só para mim.
Com o passar dos anos, a nossa situação financeira melhorou um pouco, e pudemos deixar o apartamento "nos trinques". Ele era bom e bonito, e com uma vista maravilhosa. Um belo lugar para se morar.

Mas nem tudo era perfeito, claro… morar "no meio do mato" é lindo e tranqüilo, mas não é muito fácil se você não tem carro. O transporte público em Santa Teresa piorou muito com o passar dos anos e era sempre um estresse sair e voltar para casa.
Quando eu me formei do colégio (que era ao lado do condomínio) e fui estudar no Fundão, a coisa ficou pior ainda. Em alguns dias eu tinha carona, mas nos outros dias eram dois ônibus e mais de uma hora para chegar na faculdade.
Além disso, a violência naquela parte de Santa Teresa aumentou muito e nós tivemos que conviver com alguns momentos bem tensos: inúmeros tiroteios no Morro dos Prazeres, polícia invadindo o morro através do condomínio, constantes assaltos a carros, traficantes armados na porta de casa, e etc...

A cereja no bolo foi a decadência do próprio condomínio Equitativa, que depois de anos de más administrações, estava cada dia pior. Para chegar da rua à praça do condomínio há um elevador estilo plano inclinado. Esse elevador sempre tinha problemas e a opção quando ele estava quebrado era uma escada estreita e íngreme de 116 degraus (além de outras escadas menores depois dessa).
No começo do ano de 2007, o elevador parou de vez, então vocês podem imaginar a minha felicidade ao subir essa escada todos os dias, ao chegar cansada da faculdade.
Um certo tempo depois, a Defesa Civil interditou a escada, pois era bem perigosa (além de íngreme e estreita, não havia nenhuma proteção para não se cair no poço do elevador). A única opção era então subir a longa, sinuosa e escura ladeira de carros, por onde volta e meia entrava a polícia.

Enfim, com todos esses fatores, era hora de sair de lá. Como eu tinha esse estresse do elevador parado (a minha mãe e minha irmã tinham carro, não precisavam passar por isso), fui a que mais apoiou a mudança.
Não era tão simples, claro. A minha mãe investiu muito dinheiro naquele apartamento, com obras e reformas, mas ele estava totalmente desvalorizado, devido à falta de segurança na região.
Mas a decisão finalmente foi tomada e nós passamos vários meses procurando um novo apartamento.

Quando finalmente encontramos um, raspamos nossas poupanças e o compramos. E o antigo vendemos para um amigo da minha mãe (hoje ele aluga para outra pessoa).

Então, no dia 1 de dezembro de 2007, nos mudamos para o novo apartamento e assim terminaram os meus 20 anos morando no apartamento da Equitativa. Foi onde eu passei toda a minha infância e adolescência, e me marcou para sempre. Tenho muitas lembranças de lá e até hoje eu sonho com ele.
Apesar dos problemas, foram 20 anos muito felizes. :)

Já escrevi demais, então vou deixar o resto da minha história sobre apartamento e mudanças para um próximo post.
Deixo vocês com algumas fotos tiradas da janela do apartamento da Equitativa. Linda vista, não?


PS: Em 2009 o elevador da Equitativa voltou a funcionar. E recentemente, com as UPPs, parece que a região está mais pacífica. Eu encontrei essa matéria do Globo falando sobre a revitalização do condomínio.

Um comentário:

  1. Que saudade da Equitativa, apesar de tudo! Essas vistas, o cheiro, e nosso apartementinho que era tão a nossa cara! Que infância a adolescência felizes tivemos lá, né, sister?
    E só uma correção: a escada do elevador tem exatos 116 degraus. E esqueceu da falar que, quando passávamos por ela à noite, havia vários insetos voando, inclusive baratas. Cruzes! hehehe! Não tenho saudade dessa escada...

    ResponderExcluir