14 de maio de 2011

Apartamentos e mudanças - parte 3

Continuando...

Aí eu vim pro Chile! No fim de fevereiro de 2009. Uma mala grande, uma média e uma pequena (ainda bem que a minha mãe veio comigo, para poder distribuir o peso).
A primeira estadia foi num hotel ao lado do Palacio La Moneda. Foram 3 dias. Nesse tempo, visitei uma residência estudantil e aluguei um quarto. No dia 1 de março me mudei para lá.

A Residencia Universitaria El Punto. Localizada numa região meio antiga de Santiago, que se parece com o bairro de São Cristóvão no Rio (tem até uma Quinta, hehe). Lá eu comecei a experiência de viver longe da família e cuidar sozinha dos meus problemas.
O meu quarto ficava no 4o andar, tinha uma cama, armário e escrivaninha. O banheiro era compartilhado, e os chuveiros funcionavam com botão (tinha que apertar a cada minuto, um saco!). A cozinha era bem grande e também compartilhada. A dispensa era um locker.
Havia também sala de televisão, jogos e um belo pátio com piscina e churrasqueira.

Quantas pessoas moravam no El Punto? Não sei, mas eram várias. 5 andares de quartos, individuais e compartilhados. Gente de tudo quanto é nacionalidade. Caos total, mas também muitos momentos bons.
A maioria estava lá só de passagem, alunos de intercâmbio. Com algumas pessoas, que infelizmente já se foram do Chile, comecei uma bela amizade que dura até hoje.
Tenho um carinho muito especial pelo tempo que passei lá.

Fiquei no El Punto por dois meses, mas já era hora de mudar. Eu tinha pelo menos dois anos de Chile pela frente e precisava encontrar o meu cantinho para morar. Além disso, o estilo de vida festeiro dos meus companheiros intercambistas da residência não combinava com o meu. Eu tinha que estudar muito para as matérias do mestrado e não podia ficar ali.

Mas morar sozinha era uma opção muito cara (e meio deprimente, talvez). Então comecei a procurar gente para dividir comigo. Vi várias ofertas no site compartodepto.cl e visitei uns 10 apartamentos (alguns com pessoas bem esquisitas). Até que encontrei um de 3 quartos, no qual já moravam duas meninas.

Me mudei no dia 1 de maio de 2009. A quantidade de coisas já tinha aumentado um pouco em dois meses, mas ainda cabia tudo num táxi. E tive a ajuda de duas amigas na mudança.
O endereço era Diagonal Paraguay 194/1901, Santiago Centro. Como disse acima, o apartamento tinha 3 quartos. Eu ficava no de tamanho médio, ao lado do banheiro. Era tudo mobiliado, algumas coisas já meio velhas, mas tudo direitinho. Gostava bastante dali.
Nos primeiros 3 meses, moramos eu, Carolina (da Colômbia) e Anais (da França). No meio de julho a Anais voltou para o seu país, e no fim de agosto chegou a Manuela (da Espanha). Ela ficou até dezembro.

No começo de 2010 éramos só eu e a Carolina. Em fevereiro ela foi passar férias na Colombia, e no fim do mês veio o famoso terremoto. Eu estava sozinha, e foi uma experiência um tanto quanto traumática.
Apesar de ter passado ótimos momentos em quase um ano naquele apartamento, já não queria mais morar lá. Era hora de procurar outro local, até porque a Carolina já tinha planos de viver com o namorado...

Dessa vez, tudo começou pelo orkut, na comunidade Brasileiros no Chile. Lá eu conheci a Mari, uma paulista que já havia morado aqui (de intercâmbio) e estava voltando para terras chilenas. Ela procurava gente para dividir apartamento e foi a oportunidade perfeita.
Decidimos morar juntas então, e procurar mais pessoas para dividir com a gente. Encontramos a Adri (outra colombiana) e um apartamento em Las Condes, uma área chique de Santiago. Nos mudamos para lá no fim de março de 2010.

Dessa vez, com mais de um ano de Chile, eu já tinha muito mais coisas. A mudança foi feita em duas viagens de táxi, além de algumas outras de metrô e bicicleta.
O novo apartamento também era mobiliado, bem bonito. Na Diagonal Paraguay, eu pagava aluguel pelo quarto e já com tudo incluído, mas nesse nós dividíamos o aluguel e todas as contas.
Eram 4 quartos (um deles pequeno, de serviço) e procurávamos mais gente para morar. Aí, já em abril, veio o Cheche (do México), um amigo da Mari. E em maio chegou o Santy, um amigo da Adri (também da Colômbia).

Nesse meio tempo, comecei a namorar com o Claudio (o meu chilenito). Ele já estava praticamente morando lá comigo, até que se mudou de vez. Éramos 6 pessoas então.
Eu gostava bastante do apartamento, mas éramos muitos e o caos também começou a se instalar. Eu e o Claudio estávamos no clima mestrado/trabalho/romance, enquanto os outro faziam festa toda semana. Decidimos então que era hora de sair de lá, antes que todos começassem a brigar.

Íamos então morar juntos, começar a vida de "casados". Visitamos vários apartamentos mobiliados, até que encontramos um no centro de Santiago, no barrio Bellas Artes. No dia 22 de junho de 2010 nos mudamos.

Já escrevi muito e o resto da história vai ficar para o próximo post. Quando comecei a falar dos apartamentos e mudanças da minha vida, não sabia que ia ser tanto. Mas é bom reviver todos esses momentos. :)

Deixo vocês então com fotos de três moradias que falei nesse post: a residência El Punto, o apartamento da Diagonal Paraguay e o apartamento de Las Condes. Até a próxima!


O meu quarto no apartamento da Diagonal Paraguay
O meu quarto na residência El Punto



 
                                       
                                                              O meu quarto no apartamento de Las Condes

Nenhum comentário:

Postar um comentário