17 de junho de 2011

Harry Potter

Bom, eu já disse que amo ler. Leio de tudo, mas tenho algumas preferências especiais. Uma série de livros pela qual eu tenho muito carinho e sou totalmente viciada é Harry Potter.

Eu li o primeiro livro no começo de 1999, quando quase ninguém no Brasil conhecia Harry Potter. Na época eu era uma menina de 12 anos, e a minha mãe viu o lançamento no caderno Idéias do JB e comprou para mim. Lembro perfeitamente desse dia, ela me deu o livro de presente e eu fui ler a orelha para ver do que se tratava: "Um menino que vivia no armário debaixo da escada..."
Parecia promissor, então comecei logo a ler. E o devorei em dois dias. Aí vi que se tratava de uma série de livros que já fazia muito sucesso na Inglaterra, e passei a esperar ansiosamente o lançamento do próximo.

O segundo livro li no mesmo ano, logo que lançou. O 3o livro tem uma história interessante; no meio do ano 2000 ele ainda não tinha sido lançado no Brasil, mas já estava disponível em Portugal. A minha mãe viajou para lá justamente nesse época, e é óbvio que comprou para mim. Foi muito engraçado lê-lo traduzido para o português de Portugal, hehe.

Depois de três livros eu já estava totalmente viciada na série, e esperando impacientemente o próximo. O quarto livro foi lançado em 2001. Eu estava no 1o ano do ensino médio, junto com duas amigas minhas que também adoravam (e ainda adoram) Harry Potter. Eu e uma delas o compramos logo que lançou, e nós revezávamos os dois livros entre as três durante as aulas. Esse livro tem momentos bem divertidos, e eram ótimos os ataques de riso nas aulas de literatura.

O quinto livro veio quando eu estava no último ano do ensino médio. A essa altura, a minha irmã também já era totalmente viciada na série, e então decidimos comprar o livro original em inglês, importado dos EUA. Por sorte eu já estava terminando os meus 7 anos de estudo desse idioma, então a leitura não foi muito difícil. Meses depois, o livro foi lançado em português no Brasil, e eu o pedi de presente de natal.

4 anos já haviam passado desde que li o primeiro livro e, durante as esperas pelos novos lançamentos, eu passei a reler os que já tinha. Perdi a conta de quantas vezes reli Harry Potter. A última foi no final do ano passado, e já estou com vontade de ler novamente!

Em 2005 veio o sexto livro. Dessa vez, a minha irmã viajou para os EUA justamente na época do lançamento, então comprou lá. E eu fiquei esperando ansiosamente ela voltar, para poder ler e saber o que ia acontecer com os meus queridos personagens. Alguns meses depois, comprei também o livro em português, para não perder o hábito.

Mais dois anos se passaram e veio o lançamento do último livro. Era um sentimento estranho: eu queria saber o final da história, mas não queria que acabasse. Novamente nós compramos o livro importado, encomendando com antecedência. Eu e minha irmã nos revezávamos para ler e foi terrível quando terminou. Também comprei o livro em português logo que foi lançado, mas a sensação de desalento por haver terminado a série já estava instalada. E perdura até hoje.

Paralelamente aos últimos livros, foram sendo lançados os filmes. É claro que eles nem se comparam aos livros, como a maioria das adaptações, mas foi legal poder vê-los na telona. O 3o e o 6o filmes, particularmente, eu não gostei muito. Mas a série em geral é bem legal.

Em novembro do ano passado eu vi a primeira parte das Relíquias da Morte, e adorei. A 2a parte, e último filme da série, estréia daqui a menos de um mês. Tenho certeza de que a sensação de desalento vai se instalar novamente: não vou ter mais nada do Harry Potter para esperar!

O bom é que posso ler e reler os livros quantas vezes quiser. E, no dia que tiver filhos, eles também vão ler. Com certeza!
A minha adolescência não teria sido a mesma sem Harry Potter, e eu só tenho a agradecer à J.K. Rowling. :)

Depois de tanto blá, blá, blá, deixo vocês com o trailer mais recente do próximo filme.

5 comentários:

  1. Aiai... Minha trajetória "Harry Potteriana" é bem parecida com a sua! Também amo! hehehe

    Sabe o que eu to pensando? O 3o e o 6o filmes não foram exatamente os que a gente viu juntas na estreia (tá, o 7A, tbm, mas a gente releva)? To começando a achar que o problema é a minha companhia, hein! :p

    beeeeijos

    ResponderExcluir
  2. :D Eu assumo que começei a ler no quarto. Mas já comprava na estreia mundial (vendia na livraria da travessa à 00:00 :p) lia em um dia inteiro sem comer e dormir direito! É fantástico!
    Também ainda não reli e quero fazê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  3. Mmmm, será que a sua companhia é que foi o problema nesses filmes? hahahaha
    Mas o último filme eu adorei, então acho que é só coincidência! :P

    Ai ai, quero que estréie logo o novo! :D

    ResponderExcluir
  4. Estou muito órfã de Harry Potter também, irmãzinha! Esqueceu de dizer que quando comprávamos os livros em ingês, fazíamos turnos para lê-los, rsrs! Eu durante o dia e você, em férias, madrugada adentro! :D Bons tempos... É mesmo desalentador não ter nada o que esperar do Harry Potter.
    Por falar nessas várias relidas em livros, estou lendo O Senhor dos Anéis pela 5a vez, em inglês. Outro livro maravilhoso, do qual eu não me canso! Estou no As Duas Torres, quem sabe depois que terminar O Retorno do Rei não leio Harry Potter pela vigésima vez? :)

    ResponderExcluir
  5. Ai sim, ótimos tempos aqueles! :)
    Ahá, e então você está relendo o Senhor dos Anéis? Faz tempo que eu não leio, acho que vou reler! hehehe, quero os seus em inglês emprestados! :P

    ResponderExcluir