26 de abril de 2011

APEX - parte 2

Em setembro do ano passado eu passei quatro noites observando no Cerro Tololo e contei a experiência aqui no blog (não viu ou não lembra? aqui está!). Foi a minha primeira observação científica e eu gostei muito. 6 meses depois, cá estou eu no APEX, para uma nova aventura. :)

Eu já esperava algo diferente dessa observação. Como eu comentei num post anterior, o APEX é um radiotelescópio, uma antena.
Com um telescópio normal, observamos a radiação óptica, ou luz visível (ou seja, a luz que nossos olhos podem ver). Já com uma antena, observamos ondas de rádio, que é um tipo de radiação menos energética do que a óptica.
Pode parecer meio complicado, se você não tem idéia do que é um espectro eletromagnético. Mas na figura abaixo temos um bom exemplo da diferença entre esses dois tipos de radiação.


http://www.if.ufrgs.br/oei/cgu/radioast.htm




Nela podemos ver a galáxia M81 e suas galáxias vizinhas. Quando observamos com um telescópio óptico, vemos a imagem da esquerda. Quando observamos com um rádio telescópio, vemos a imagem da direita. 
Bem diferente, não? A imagem da esquerda mostra apenas as galáxias, mas a da direita mostra que há uma interação entre elas. Ou seja, com a radioastronomia, podemos descobrir coisas que não eram possíveis com a astronomia óptica.

Uma outra característica interessante da radioastronomia é que podemos observar durante todo o dia. Já na astronomia óptica, só podemos fazer observações à noite, quando o Sol já não está no céu. 
Aqui no APEX então, as observações são distribuídas em três turnos: manhã, tarde e noite. As observações da noite são feitas remotamente, aqui da base onde estou instalada (fica perto de San Pedro de Atacama). E as observações do dia são feitas ao lado da antena, no meio do deserto, a 5100m de altitude. 

Ontem e anteontem, eu fiquei com o turno da tarde. Pude então conhecer a famosa antena e aprendi muito. 
No APEX, temos que observar os projetos de outras pessoas também, não só o nosso. Na 2a feira eu observei uma região de formação de anãs marrons, e ontem observei um aglomerado de galáxias. Hoje eu fiquei com o turno da noite (madrugada) e finalmente vou observar o meu projeto (eu já falei dele aqui).

Bom, agora é hora de ir jantar, para poder dormir um pouquinho depois, e me preparar para a longa madrugada de observações. 
Deixo vocês com uma foto minha ao lado da antena. Depois eu volto para contar mais. :)

Eu e o radiotelescópio APEX, no deserto do Atacama

Nenhum comentário:

Postar um comentário