22 de setembro de 2010

Cerro Tololo - parte 1

Como eu disse no post anterior, eu vim observar em Cerro Tololo. Começo aqui então o diário da viagem.

Cheguei em La Serena às 6h30 da manhã. Fui dar uma volta na praia (sabe como é, uma olhadinha básica no mar) e depois peguei um táxi para as instalações do AURA (Association of Universities for Research in Astronomy, que aqui no Chile inclui os observatórios Cerro Tololo, Gemini e SOAR). Lá havia um lindo quarto esperando por mim, para eu passar as horas antes de subir a montanha.
Pude pegar um solzinho no jardim, tomar um banho e dormir um pouco (nas 6h30 de viagem desde Santiago eu não pude dormir nada, pois havia um chato roncando MUITO ao meu lado). Ao meio-dia peguei o transporte do observatório para vir ao Cerro Tololo.

1h30 depois, finalmente cheguei aqui! Mais uma vez, havia um lindo quarto esperando por mim (aonde estou agora) e um gostoso almoço. A vista da sala de estar/copa é incrível e a presença das cúpulas dos telescópios um pouco acima é animadora. Depois do almoço, fui com o meu companheiro de observação (um pós-doutorando espanhol) conhecer o famoso telescópio Blanco, onde observaremos a partir de amanhã.

Ao chegar perto da cúpula você se sente um anão. E ao lado do telescópio também. Ele tem um espelho de 4m, afinal de contas.
Depois dessa visitinha, pude dormir mais um pouco, ler e jantar. Às 20h30 voltamos a subir ao telescópio, para já aprender algumas coisas para as nossas observações.
Lá estavam os essenciais técnicos do telescópio, um aluno de graduação de La Serena e Ron Probst, o astrônomo americano que idealizou a câmera de infra-vermelho que vamos utilizar.
O grande problema é que o céu de hoje está bastante nublado, então eles só fizeram algumas observações de teste. Mas já pude ver o funcionamento do telescópio e me senti super importante na sala de controle. :)

Amanhã de tarde vamos lá novamente para obter os dome flats (que será usado para calibrar as imagens) e de noite começaremos as nossas observações de aglomerados globulares em infra-vermelho. Serão 3 noites, espero que o tempo melhore!

Fatos interessantes do dia:
- Por toda parte do observatório há lenços de papel, eles já devem prever as reações alérgicas ao clima.
- O ar extremamente seco já está fazendo os seus estragos em mim: tenho as mãos e os lábios absolutamente ressecados.
- Na sala de controle do telescópio há um quadro branco com um Hall of Fame dos melhores seeings (uma medida da qualidade do céu) do ano. Todos menores que 1, chegando inclusive a 0.3 (!!!)
- Eu sou a única mulher num raio de muitos quilômetros. Não vi ninguém do sexo feminino aqui além de mim, incrível!
- Prevendo a fome durante as madrugadas de observação, temos que preencher um formulário dizendo quais lanches (sanduíches, biscoitos, suco, café...) queremos, que o cozinheiro deixa pronto no final da tarde, num saquinho com o seu nome.
- Há uma estante cheia de livros (romances e etc) na sala de estar e mais alguns na gaveta da escrivaninha do quarto. Uma boa maneira de preencher as horas de ócio durante o dia.
- É proibido o consumo de qualquer bebida alcoólica no observatório. Não queremos bêbados observando, afinal de contas.

Deixo vocês com algumas fotos que tirei hoje. Amanhã eu continuo com o relato.

No caminho para o Observatório
Com a cúpula do Blanco
Parte do telescópio
As cúpulas e o pôr-do-sol
Começo da noite, com muitas nuvens

5 comentários:

  1. Hey! Que orgulho da minha irmãzinha em Cerro Tololo! Muito chique esse negócio de ter um lindo quarto e lanchinhos à disposição, hehe!

    Também tenho umas observações:
    1- Quem mandou não viajar comigo para La Serena?! Assim, em vez de ter um chato roncando, você teria uma irmã super legal cantando Hakuna-Matata com você! :D
    2- Observar depois de uma cervejinha deve ser muito mais interessante, ora bolas!
    3- Família chique mesmo, com irmã e mamãe observando por esses dias... Lara no Chile e mamãe em Itacuruba, hehe!

    E a primavera que você tanto queria chegou, sister! Porque é primavera... te amoooo!

    ResponderExcluir
  2. O atacama é uma coisa de doido. Tive em La Silla no último natal. Não conseguia andar de dia sem óculos escuros de tão claro. Aliás, dava pra ver Cerro Tololo de lá. Consegue ver La Silla daí?

    Ah! Acho que Júpiter está em fase cheia. Deve estar igual a uma farol aí.

    bjs

    gustavo

    ResponderExcluir
  3. Que foda!! :D

    Concordo com a Aninha! Muito chique essa mordomia toda aí! hahahaha

    Assim que eu comprei a passagem praí, a amiga chilena do meu pai me mandou a "dica" de eu ir visitar o "Tololo", como se fosse tipo um passeio interessante em Santiago! hahaha Achei tanta graça! E ao mesmo tempo pensei "Quem me dera ter dinheiro para estender a minha viagem e fazer um passeio desses"... Se é que é tão simples ir ai a passeio...

    Enfim, última coisa: como boa ex-futura astrônoma que sou, sou obrigada a perguntar:
    "Na sala de controle do telescópio há um quadro branco com um Hall of Fame dos melhores seeings (uma medida da qualidade do céu) do ano. Todos menores que 1, chegando inclusive a 0.3 (!!!)"

    Isso é... hmmmm... muito baixo? E isso... errrr... é bom? E... hmmmmm... qual é o normal?

    hahahahahahahahahahaha

    Beeeeijo

    ResponderExcluir
  4. Sou muito chique mesmo! hahahaha :D

    Queria eu ter vindo para cá com a minha hermanita ao invés de um chato roncador... aiai, espero não ter o mesmo azar na volta.

    Gustavo, o observatório que se vê desde La Silla é o Las Campanas. Daqui de Cerro Tololo podemos ver o Gemini e o SOAR.

    Júpiter está mesmo lindo (quando o céu não está nublado, é claro)

    É possível se visitar o Tololo turisticamente sim. Mas só durante o dia, e em finais de semana. E tem-se que agendar com antecedência, não é tão trivial assim.

    Quanto ao seeing, valores abaixo de 1 são considerados muito bons. 0.3 é meio irreal, eu eo Javier achamos que é mentira, hehehe.

    Beijos a todos! :)

    ResponderExcluir