16 de setembro de 2010

Lugares do Chile - parte IX: Cerro Santa Lucía

Continuando com a série de posts sobre lugares do Chile.

O lugar escolhido de hoje está em Santiago, e é um dos símbolos da cidade.

O Cerro Santa Lucía era chamado de Welen pelos Mapuches, o que significa dor ou tristeza em seu idioma. Mas, em 1540, Pedro de Valdívia se apoderou do morro e o batizou em homenagem à santa do dia, Lucía de Siracusa.
Dois meses depois, no dia 12 de fevereiro de 1541, Valdívia fundou ali mesmo a cidade de Santiago de Nueva Extremadura, conhecida hoje em dia como Santiago de Chile.

No começo do século XIX, o Cerro Santa Lucía foi utilizado militarmente, e até hoje se podem ver por lá algumas construções daquela época, inclusive canhões. Em 1872, o intendente de Santiago, Benjamín Vicuña Mackenna, ordenou a sua transformação, com a construção de jardins, chafarizes, estátuas e outras coisas que caracterizam o local como um belo parque para passear nos dias de hoje.

O Cerro Santa Lucía foi um dos primeiros locais que eu visitei ao me mudar para o Chile e gosto muito de lá. Suas árvores, fontes e vistas tornam o local bem agradável para os visitantes, uma ilha de paz no meio do centro da cidade. É um local imperdível para os que vêm a Santiago, sempre o recomendo como ponto turístico.

E, depois de falar tanto, aqui estão algumas fotos do lugar:




Uma curiosidade antes de fechar o post: em 1852, foi construído no Cerro Santa Lucía o primeiro observatório astronômico do Chile: o Observatorio Astronómico Nacional (OAN).
10 anos depois, ele foi transladado à Quinta Normal e, em 1960, se mudou definitivamente para o Cerro Calán, onde funciona até hoje como parte do Departamento de Astronomia da Universidad de Chile.

Nenhum comentário:

Postar um comentário