13 de setembro de 2010

Macanudo

O post de hoje é uma dica para os amantes das tirinhas e do humor sutil.

Há quase dois anos atrás uma amiga me apresentou as tirinhas de Macanudo, e os meus dias nunca mais foram os mesmos. Macanudo é uma série de tirinhas publicadas diariamente no jornal La Nación, da Argentina. Ela tem vários personagens fixos (como os duendes abaixo) e outros que são apenas pessoas anônimas, em situações do dia-a-dia (como o homem abaixo). Se você se interessou, comece a acompanhar as tirinhas diárias (e veja também as antigas) nesse site.


O autor e desenhista é o Liniers. Ele também tem um blog, onde posta outras tirinhas, desenhos e etc. Lá você também pode ver os livros que Liniers já publicou, incluindo a série de 7 livros de Macanudo.
Eu aviso antes: é viciante! Os desenhos e as histórias têm uma sensibilidade tão grande, que impossível não sorrir. Vocês vão se encantar com os pingüins, com a menina Enriqueta e o gato Fellini, com a azeitona Oliverio e muitos outros personagens.
Os seus dias também nunca mais serão os mesmos. Eles terão um sorriso a mais, um sorriso macanudo.

Eu ouvi dizer que a Folha de São Paulo também publica as tirinhas de Macanudo, traduzidas, e que os livros já estão sendo lançados em português. Mas se você tem alguma familiaridade com o idioma espanhol, leia-as em sua versão original. Traduções nem sempre conseguem captar a verdadeira e total essência da coisa.

Divirtam-se! :D

OBS: A palavra "macanudo" significa algo magnífico, estupendo, extraordinário... Para mim esse é o título perfeito para as tirinhas de Liniers

6 comentários:

  1. Huuum, olha eu aqui de novo olhando seu blog. Mas não fala pra ninguém, rsrs! É que essa tirinha é muito nossa cara, muito Gilmore Girls, muito garotas Rodrigues! :)

    ResponderExcluir
  2. Ahá! Para quem não gosta de blog, você está vindo muito aqui, hein! hehehe
    Essa tirinha é muito a nossa cara mesmo! :)

    ResponderExcluir
  3. LINIERS!!!!
    Precisei voltar aqui pra comentar esse post!! :D

    Agora, a amiga que te apresentou fui eu? Minha memória é falha... Sabe do alemão que me deixa maluca?

    ResponderExcluir
  4. Essa amiga é você sim! hahaha
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  5. De nada! :)

    O Liniers tbm mudou minha vida e todo dia quando recebo meu e-mail supimpa (ele mesmo deu essa tradução a macanudo) eu sorrio! Faço questão absoluta de acrescentar isso na vida de quem eu posso! Daqui a pouco eu vou estar panfletando na rua e dizendo para pessoas desconhecidas "conhece a tirinha macanudo?" :D

    ResponderExcluir
  6. hahaha, pode crer! Eu também vou panfletar! :P

    ResponderExcluir