7 de setembro de 2010

Independência

Ouviram do Ipiranga as margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da Liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.


Há 188 anos o Brasil se tornava independente. "Independência ou morte!" dizia Pedro I.
Parece algo cheio de glamour, mas sabemos que não foi bem assim. Mas do que uma verdadeira luta por independência, foi um acordo de cavalheiros e uma troca de poderes. E estava criado o Império do Brasil.
Império? Só a gente mesmo... além de ter a independência declarada mais de uma década depois de nossos amigos da América do Sul, nós nos transformamos em um império. E tudo começou com a família real indo para terras tupiniquins, fugindo de Napoleão... A nossa história é mesmo pitoresca!

Mas é a nossa história que nos faz ser quem somos. Apesar de tudo, somos brasileiros, e com muito orgulho!
Quando você mora fora do país é que você sente na pele a importância da sua pátria e tem sempre a cabeça erguida ao dizer que é brasileiro. Não importa para onde o destino me leve, sei que o meu coração vai ser sempre verde e amarelo. E as lágrimas vão sempre vir aos olhos quando escutar o hino do Brasil.
Muito mais do que o sentimento "patriota" de copa do mundo, é o sentimento de saber aonde é o seu lar. O lugar onde você nasceu e cresceu, o lugar ao qual você pertence, a sua mãe gentil.

Sei que o país tem muitos problemas, mas preferi não falar deles nesse post. A nossa pátria amada sofre, mas também nos traz felicidade.

Feliz dia da Independência, meu querido Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário