23 de setembro de 2010

Cerro Tololo - parte 2

É madrugada da minha 1a noite de observação. :)

Hoje me dei ao luxo de acordar tarde (precisava acumular energias para essa noite, afinal de contas). Logo ao sair do quarto, vi uma raposinha. Um zorro, em espanhol. Me falaram que uma família de zorros vive por aqui, sempre perto da cozinha, então não é difícil vê-las. Fui caminhar um pouco na paisagem desértica da redondeza e tirar umas fotos. O vento era muito forte e, apesar do sol, dava frio. Mesmo com toda essa secura, havia algumas flores (além de vários cactus, é claro).

Por volta de 13h30 fui almoçar. Havia muitos visitantes hoje, pois era dia de um almoço especial dos membros do AURA. Eles estavam todos sentados numa mesa grande, com garçons (de chapéu de cozinheiro e tudo) os servindo. Bom para os pobres mortais como eu, pois a comida foi mais especial (tinha até camarão!). Almocei junto com dois americanos e, depois da sobremesa, voltei para o meu quarto.
Às 15h30, vim com o Javier (meu companheiro de observações) para o telescópio. Ficamos aqui até umas 18h30, fazendo as imagens de dark e dome flat. Descemos rapidamente para jantar e colocar uma roupa mais abrigada, e subimos novamente.

Eram umas 19h15 e o céu estava bem nublado, tanto que o Hernán (o responsável pelo telescópio) fechou a cúpula. Um pouco antes das 22h o clima melhorou e pudemos começar as nossas observações. Primeiro a centralização, numa estrela brilhante. Depois o ajuste de foco, de acordo com a temperatura ambiente e a qualidade do céu. Aí partimos para o primeiro aglomerado globular, tomando imagens nos filtros J, K e H (sei que o vocabulário está técnico demais, pode ignorar esses detalhes, se você não for da área).
Como também queremos observar estrelas pouco brilhantes (até mag≈20), temos que deixar o telescópio aberto por bastante tempo para obter cada imagem (uma soma de várias pequenas exposições, na verdade). Algumas horas depois, terminamos com esse aglomerado e partimos para o próximo da lista. Fomos ajustar o foco novamente e vimos que havia algo errado. O céu nublou de novo, infelizmente.

São 2h30 da manhã e estamos aqui de bobeira esperando que o clima melhore. Que bom que conseguimos tomar imagens de pelo menos um aglomerado. E já estou sacando muito mais de como funciona o telescópio e a câmera, até fiz algumas operações, hehehe. E o meu caderninho já está cheio de anotações.
Nesse meio tempo, aproveitamos para comer o nosso lanche da madrugada e, no meu caso, escrever no blog. Eu não não estou com o cabo da minha câmera aqui, mas no post de amanhã eu coloco mais algumas fotos.

Fatos interessantes do dia:
- No meu formulário de lanche da madrugada eu pedi café. Eles me entregaram uma enorme garrafa térmica cheia dessa bebida milagrosa. Já bebi mais da metade sozinha, viva a cafeína!
- Hoje eu finalmente vi outras mulheres. Algumas estavam no almoço chique do AURA e na hora do jantar vi outra, que também está aqui observando. Não sou mais a única, mas certamente sou a mais legal, bonita e simpática. hahaha
- Para se ir ao telescópio propriamente dito, temos que pegar um elevador e subir alguns andares. Ontem, ao visitá-lo, vi um secador de cabelo junto de um painel de controle. Vai saber para quê usam esse secador… Alguma coisa deve estar super-aquecendo por lá, ou algum dos engenheiros é bem vaidoso.
- Para vir da área de quartos/cozinha/sala de estar para o telescópio, temos um carro à nossa disposição. Muito bem-vindo, pois é uma boa subida até aqui.

E por hoje é só, pessoal. Amanhã eu conto mais! :)

Um comentário:

  1. É claro que você é a mulher mais legal, bonita e simpática daí! :)

    ResponderExcluir