25 de setembro de 2010

Cerro Tololo - parte 4

Esse é o último post de Cerro Tololo. Daqui a pouco vou pegar o transporte para La Serena e depois volto para Santiago. Eu adorei a viagem! Aprendi muito e todas as pessoas que conheci aqui foram muito simpáticas. Espero poder observar mais vezes em breve.

Antes de contar para vocês o resto da minha pequena aventura, recomendo visitar essas duas páginas e ver imagens ao vivo de Cerro Tololo e de dentro da cúpula do telescópio Blanco. Foi aí que eu passei os meus últimos 4 dias. Legal, né? :)
(Se você estiver lendo isso durante a noite, as imagens vão estar escuras, então salve os links e deixe para ver durante o dia).

Bom, voltando de onde eu havia parado... o final da minha 2a noite de observação correu bem, embora com certos misteriosos problemas em algumas das imagens de longa exposição. Saímos do telescópio por volta das 6h da manhã e dormi imediatamente após voltar para o quarto.
Acordei um pouco mais cedo do que no dia anterior, mas não foi o suficiente para ter tempo de almoçar. Mais uma vez fui salva pelos biscoitos! Fomos para o telescópio por volta das 16h para terminar as habituais imagens instrumentais (o Javier já tinha começado, mais cedo). Descemos novamente para almoçar, por volta das 18h, e voltamos ao telescópio um pouco antes das 19h.

Começamos a nossa 3a noite de observação com alguns problemas no telescópio (descobrimos a causa dos misteriosos problemas nas imagens da noite anterior), mas eles foram rapidamente corrigidos pelos técnicos. O céu estava bem limpo e fizemos boas imagens de 4 aglomerados globulares. Tomei a minha habitual garrafa de café e comi o lanchinho.
Já no final da noite, deixamos o telescópio trabalhando e fomos dar uma voltinha pelas outras cúpulas, para conhecer. No telescópio de 0.9m encontramos um americano fazendo imagens astrométricas, e no de 1.5m encontramos um técnico fazendo observações espectroscópicas. Ele nos convidou para voltar lá no final das observações e conhecer os instrumentos.
Terminamos de observar por volta das 6h15 e aí voltamos ao telescópio de 1.5m, aceitando o convite. Depois de passar três noites observando no telescópio de 4m, esse me pareceu bem pequeno, hehehe. Mas o técnico foi super simpático, deixou tirar fotos, e nos explicou bem o funcionamento do telescópio e do espectrógrafo.

Ao voltar para o quarto, li um pouquinho e dormi super bem. Dessa vez acordei a tempo do almoço e fui direto fazer a minha refeição. Lá me despedi de algumas pessoas, e depois voltei para o quarto. Acabei de terminar de arrumar as minhas coisas e vim escrever no blog.

Agora tenho que ir embora, que pena! Nunca vou me esquecer da minha primeira observação científica! E deixo vocês com mais algumas fotos. 

Saindo do telescópio de manhã cedo
Começo de noite, Vênus bem brilhante
Telescópio de 1.5m
Bela vista da sala de jantar
Mmmmm, this warm coffee

Nenhum comentário:

Postar um comentário