11 de setembro de 2010

11 de Setembro

On September the 11th, enemies of freedom committed an act of war against our country. And night fell on a different world, a world where freedom itself is under attack. - George W. Bush.

Hoje fazem 37 anos desde o 11 de setembro. O primeiro 11 de setembro, quando a história do Chile mudou para sempre. Quando todos relembram os 9 anos do outro 11 de setembro, eu acho importante chamar atenção para este.

Em 2002, 11 diretores foram convidados para fazerem, cada um, um curta-metragem de 11 minutos sobre a queda das torres gêmeas. Ken Loach, da Inglaterra, fez esse excelente paralelo com o 11 de setembro de 1973, o dia do golpe militar no Chile. O filme fala por si mesmo, é excelente.

Acho que todos deveriam ver esse vídeo no dia de hoje. Divulguem!



E uma observação, antes de fechar o post. Em todo 11 de setembro, desde o fim do regime militar, as pessoas saem nas ruas de Santiago para protestar. Tanto os opositores da ditadura quanto os partidários da mesma.
O problema é que, de vários anos para cá, o 11 de setembro virou um caos. Num dia em que as vítimas da ditadura deveriam ser lembradas e homenageadas, criam-se novas vítimas com muita violência nas ruas.
No ano passado me avisaram para evitar sair de casa nesse dia, e eu não entendi nada. Agora já sei como funciona, mas não deixo de ficar triste com as coisas que acontecem. Um homem já foi baleado nessa madrugada, por causa dos "protestos". É uma pena que um dia tão importante para a memória e reflexão do país seja manchado dessa maneira.
Uma outra coisa digna de nota é a diferença entre governos. No ano passado, quando a Michelle Bachelet era a presidente, o palácio presidencial fez muitas homenagens às vítimas da ditadura no 11 de setembro. Nesse ano, com Piñera presidente, eu até agora não ouvi nada de La Moneda. Vamos ver até o final do dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário