24 de setembro de 2010

Cerro Tololo - parte 3

Estou na minha segunda noite de observação. Hoje o tempo melhorou consideravelmente e temos um seeing bastante razoável.

Na noite de ontem, depois da pausa forçada pelas más condições climáticas, nós ainda observamos um aglomerado antes que o sol nascesse. Saímos daqui um pouco antes das 6h30, com uma linda lua cheia se pondo avermelhada.
Fui direto para o quarto e coloquei o meu despertador para o meio dia. Li um pouco (Travesuras de la nina mala, de Mario Vargas Llosa) e dormi de uma maneira incrível.

Acordei com uma batida na minha porta. Olhei para o relógio e vi que eram 14h40.  Ou seja, meu despertador não tocou (eu ajustei ele para às 12h, mas acho que ele entendeu meia noite). O fato é que às 15h tínhamos que subir para o telescópio, para começar a tomar as imagens instrumentais do dia. Troquei de roupa correndo, lavei o rosto, escovei os dentes, peguei as minhas coisas e viemos para cá. Ainda bem que eu tinha uns biscoitos de limão que sobraram da noite de ontem, esse foi o meu almoço.

Pelo menos eu pude dormir bem e descansar. Nós ficamos aqui até umas 18h, descemos novamente para jantar e pegar um casaco grande, e voltamos à nossa rotina observacional. Dessa vez com bom céu, oba!
Estamos terminando as observações do 3o aglomerado do dia, e vamos partir para o 4o.

Fatos interessantes do dia:
- O tempo seco destrói a pele, mas deixa o cabelo que é uma maravilha.
- No próximo mês vai vir uma princesa da Tailândia, cercada por seu séquito, visitar o observatório. Me parece que eles estão querendo construir um telescópio por lá, ou a princesa simplesmente gosta de astronomia e resolveu fazer uma visita
- O banheiro feminino da cúpula tem um mictório, e para acender a luz você tem que girar um botão de contagem regressiva
- A bela lua cheia não nos atrapalha em nada, já que estamos observando em infra-vermelho.

Deixo vocês com algumas fotos de ontem. Até amanhã! :)

Primavera
Zorro
Vento e os telescópios ao fundo



Sala de controle do telescópio
Cruzeiro do Sul entre as nuvens

2 comentários:

  1. Lindoooo!! :}

    Invejinha, muito de leve. Tire muitas fotos das estrelas aí!

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Tsc, tsc, tsc! Que feio esse atraso! O despertador não tocou... sei!

    Banheiro feminino com mictório, eu hein!

    Muito legal a foto da raposa! Parece que o hidrante é aquele coçador que o Oddie dá de presente ao Garfield e ela tá se coçando nele, rsrs!

    ResponderExcluir