A minha casa sempre teve uma panela, e volta e meia fazíamos fondue de carne ou de queijo, quando um friozinho baixava no Rio.
Nos últimos 7 anos, o fondue virou também tradição de família, com direito a uma "reunião anual de fondue" na casa do meu tio em Petrópolis. Uma delícia!
E além dos fondues familiares, também fiz muitos fondues com amigos. Numa dessas, fizemos um curta metragem chamado "Fondeu!", e noutra matamos aula para comer fondue em Itaipava.
O fato é que o fondue sempre proporciona ótimos momentos. Seja de queijo, carne ou chocolate, reunir-se com as pessoas queridas ao redor de uma panela de fondue, e acompanhado de um bom vinho, é garantia de diversão.
Quando me mudei para o Chile, achei que o fondue ia ser algo comum por aqui, pois o clima frio favorece bastante. Mas chegou o meu primeiro inverno, e não vi nada! Não havia panelas de fondue sendo vendidas nas lojas, nem misturas de fondue no supermercado e nem fondue nos restaurantes. Esses chilenos são mesmo loucos!
Mas agora, dois invernos depois, os meus problemas acabaram! A minha prima veio me visitar e trouxe duas panelas de fondue de presente. Ontem nos reunimos aqui em casa e fizemos a estréia, com um fondue de queijo. Foi ótimo! :)
Como comentei acima, aqui não se vende misturas de fondue, então tivemos que procurar uma receita. Achei uma muito simples, que deu super certo, e compartilho aqui com vocês, com direito à foto. A quantidade serviu muito bem para 5 pessoas. Recomendo fortemente! :P
Fondue de queijo (adaptada do site Tudo Gostoso)
Ingredientes:
- 200g de queijo gruyere
- 300g de queijo emmental
- 1 dente de alho
- 1 pitada de noz moscada
- 1 colher de sopa de maizena
- 1 cálice de conhaque (20ml)
- 1 copo de vinho branco (200ml)
Modo de preparo
- Rale os queijos no ralador
- Passe o alho cortado ao meio no fundo e lados da panela
- Misture na panela o vinho, maizena, conhaque e noz moscada
- Acrescente o queijo ralado na panela e leve à fogo baixo, mexendo sempre
- Continue mexendo até que a mistura adquira uma consistência homogênea, logo após levantar fervura
- Leve a panela para a base com fogo e sirva com pedacinhos de pão
Nhams! Oba! Agora que já provei e a aprovei a receita que você fez num lindo chalé no meio da neve (quero voltar no tempo uma semana!), vou fazer para comer aqui! Muito 'riiiiiico', sister! :)
ResponderExcluirAh, uma dúvida: você usou conhaque ou substituiu por outra bebida?
ResponderExcluirSiiiim! Muy riiiiiiico! :P
ResponderExcluirBom, quando eu fiz aqui em casa, usei conhaque. Lá em Farellones colocamos só vinho (em mais quantidade, hehehe)