12 de julho de 2011

Lugares do Chile - parte XXII: Valle Nevado

A vida tem andado muito corrida e fazia tempo que eu não escrevia aqui no blog! E mais tempo ainda desde o último post da série de LUGARES DO CHILE... Mas agora estou de volta! :)

No post de hoje vamos para a neve novamente. Eu já havia falado de Farellones e El Colorado, e agora vamos para Valle Nevado.

Valle Nevado é a estação de ski mais famosa do Chile, principalmente entre os brasileiros. É incrível! Sempre que eu converso com conterrâneos que vieram para cá durante o inverno, eles me dizem que foram à Valle Nevado. Mas até duas semanas atrás, eu nunca tinha ido. E confesso que tinha um pouco de preconceito, por causa do preço.

A oportunidade surgiu numa promoção de início de temporada. A neve chegou muito atrasada esse ano e eles só abriram a temporada de ski no primeiro fim de semana de julho (geralmente abre-se no começo de junho, ou até mesmo no meio de maio). O ingresso que normalmente custa 35.000 pesos nessa época, estava custando 27.000 pesos (8.000 pesos de diferença são uns 28 reais, algo considerável), e resolvemos aproveitar!

Bom, chegar lá é bem fácil. Basta pegar a van da Ski Total no centro comercial Omnium (Av, Apoquindo, 4900, Las Condes - Metro Escuela Militar). Como o Valle Nevado está um pouco mais longe do que as outras estações, o transporte é um pouco mais caro: 12.000 pesos, ida e volta.

Após uma hora e meia de viagem, aproximadamente, chega-se a estação. É um lugar bem grande e bonito. Está a uma altitude de 3000m acima do nível do mar e isolado de tudo. Como comparação, basta dizer que de El Colorado, Farellones e La Parva pode-se ver a cidade de Santiago e as outras estações, mas de Valle Nevado não. 

Para quem quer saber mais, todas as informações do local estão no site. É possível ir só para passar o dia, como eu fui, ou para hospedar-se lá. Mas já aviso que a hospedagem (como tudo naquela estação) é bem cara, e só quem tem mais grana consegue ir.

De qualquer forma, apesar dos preços salgados, eu passei um ótimo sábado em Valle Nevado. O dia estava lindo, bem ensolarado, e a neve estava macia, uma delícia! Eu estreei a minha tábua e botas de snowboard e elas se comportaram muito bem! :P

Vale dizer que agora eu já sei um pouco mais de snowboard, e posso descer as pistas verdes sem maiores problemas. Nesse ponto, Valle Nevado é mais interessante do que El Colorado e Farellones, pois as pistas são mais longas e há mais teleféricos.
Mas para quem nunca praticou ski ou snowboard na vida e tem que fazer aula, essa vantagem das pistas longas e teleféricos não serve de nada. E tem gente que vai lá só para conhecer a neve, nem pensa em fazer os "esportes brancos". Nesses casos, eu continuo recomendando Farellones ou El Colorado (que nesse ano aumentou de preço, infelizmente). 
Valle Nevado é muito caro, e só vale a pena pagar se for para aproveitar o mínimo de sua infra-estrutura. Ou, é claro, se estiver sobrando dinheiro. Aí conheça logo todas as estações e tire suas próprias conclusões! hehehe

Deixo vocês então com uma foto de Valle Nevado e a minha recomendação. Nesse inverno pretendo ir à neve com mais freqüência, e prometo escrever as minhas impressões e sugestões aqui no blog. :)

Valle Nevado

Nenhum comentário:

Postar um comentário