27 de agosto de 2011

Bonde de Santa Teresa

Estou muito triste e revoltada com o acidente que ocorreu hoje com o bonde de Sante Teresa. Mais uma vez a famosa crônica de uma morte anunciada: o descaso do governo do estado acaba com a vida das pessoas. Literalmente. 5 mortos num acidente que poderia ter sido evitado se houvesse renovação e manutenção constante nos bondes.

Nem posso imaginar a dor das famílias que perderam seus entes queridos nesse triste episódio. A eles só posso dar os meus pêsames e desejar força e justiça.
Quanto à mim, sinto como se um grande amigo tivesse se acidentado e estivesse à beira da morte. Morei toda a minha vida (antes de vir ao Chile) em Santa Teresa e o bonde esteve sempre presente no meu dia a dia.

O querido bonde de Santa vai fazer 115 anos daqui a 5 dias. E muito mais do que uma atração turística, o bonde é um meio de transporte essencial para centenas de moradores de Santa Teresa, que vão e voltam de seus trabalhos todos os dias com ele.

Mas há anos que os problemas vão se acumulando, junto com a ameaça de privatização.
É, faz tempo que o governo quer privatizar o bonde, acabar com esse meio de transporte democrático e barato e transformá-lo unicamente numa atração turística.
O babaca do Julio Lopes, secretário estadual de transporte há vários anos, deve estar feliz agora. É a desculpa perfeita para a privatização ou para acabar de vez com o bonde, não é?

Claro, as únicas coisas que importam são a Copa do Mundo e as Olimpíadas. E, veja só, Santa Teresa é um dos grandes cartões postais da cidade, apareceu até no desenho animado Rio.
Todos os dias, e principalmente nos fins de semana, o bairro é infestado de turistas (estrangeiros, de outros estados, e cariocas). Tudo muito lindo, tudo pitoresco, tudo é festa. E enquanto isso... os bondes, com sua falta de manutenção e pouca freqüência, andam abarrotados de gente e são um perigo constante.

Agora o serviço de bondes foi suspenso e a perícia está sendo feita. E, mais uma vez, pessoas que não sabem nada sobre o bairro e o bonde vão decidir o seu futuro, pensando unicamente no lucro e imagem.
Em 2007 o governo autorizou uma reforma no sistema de bondes que até hoje causa vítimas e problemas: a tal tecnologia VLT, que funciona muito bem em trens e metrôs, não está adaptada para ruas inclinadas e sinuosas de Santa Teresa. A associação de moradores do bairro e os funcionários do bonde (que há décadas cuidam de sua manutenção) alertaram, mas é claro que as autoridades não ouviram. Eles nunca ouvem.

Agora é hora de se mobilizar e agir a favor do bonde. Ao ler as notícias sobre o acidente em vários jornais online, observei que quase todos os comentários são de críticas ao descaso do governo do estado. Nós não somos bobos, Sérgio Cabral!
Viva o bonde de Santa Teresa e abaixo ao governo corrupto do estado do Rio de Janeiro!

Foto que tirei do bonde andando pelas ruas de Santa, há uns três anos atrás
Atualização: A AMAST (Associação dos moradores e amigos de Santa Teresa) divulgou dois excelentes comunicados sobre o tema. Leia aqui e aqui, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário