30 de agosto de 2011

Lugares do Chile - parte XXV: Observatório Astronómico Nacional - Cerro Calán

Continuando com a série de lugares do Chile, hoje vou falar para vocês do meu local de estudo e trabalho: o Observatório Astronómico Nacional (OAN) - Cerro Calán.

O OAN foi fundado em 1852 e sua primeira sede foi o Cerro Santa Lucía, no coração de Santiago. 10 anos depois, ele foi transladado à Quinta Normal (em frente de onde hoje está o Museo de la Memória y de los Derechos Humanos), um lugar mais afastado do centro da cidade, naquela época. Mas Santiago foi crescendo e, em 1910, a Quinta Normal já não era um bom lugar para um observatório. Nesse ano ele foi então novamente transladado, para Lo Espejo, ao sul da cidade.
Já em 1927, o Observatório passou a ser parte do Departamento de Astronomía da Universidad de Chile (DAS), e no final da década de 1950, por questões científicas e políticas, foi finalmente levado para a sua sede definitiva: o Cerro Calán.

Hoje o departamento de astronomia conta com 17 professores, 9 pós-doutorandos e 22 alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado). Esse corpo científico faz pesquisa de ponta em astronomia, em colaboração com universidades e institutos de todo o mundo.
Além da pesquisa, o DAS também conta com um programa de divulgação científica. Alguns alunos da pós-graduação (inclusive eu!) atendem o público em visitas diurnas e noturnas, principalmente de colégios.

Mas também temos visitas abertas para o público em geral. Essas ocorrem principalmente nas noites de 4a e 5a feira, e têm um preço de 2500 pesos (aproximadamente R$8,50). Devido ao clima e ao calendário da Universidade, essas visitas só ocorrem de março a maio, e de setembro a janeiro. Qualquer pessoa pode vir, basta reservar com antecedência (até a tarde do mesmo dia) por telefone.

Todas as informações e detalhes dessa visita estão no site do Observatório. Se vocês viram a entrevista que eu dei para a Angélica (aqui), saibam que a visita inclui os mesmos telescópios, além de uma palestra sobre conceitos básicos de astronomia e, no final, observação do céu.

Vale a pena visitar o Cerro Calán! Para chegar aqui basta pegar a linha 1 do metrô até a estação Los Dominicos e de lá pegar um táxi ao observatório (é bem perto, mas é no alto de um morro, então demora um pouco se for a pé).
Qualquer dúvida que vocês tiverem, é só me perguntar. E se planejarem visitar o observatório na sua próxima viagem ao Chile, me avisem o dia, para que eu possa atendê-los (é sempre um prazer receber conterrâneos).

Deixo então as fotos dos telescópios mostrados na visita. Espero vocês no Cerro Calán! :)

Telescópio Heyde
Telescópio Goto

2 comentários:

  1. Oi eu sou brasileira e vivo no chile, queria visitar o lugar. Como faco p falar com vc? Em q comuna esta o cerro? Fica longe de las condes?
    Bjoss
    Fernanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda,
    o Cerro Calán fica em Las Condes mesmo, hehehe.
    Está bem perto de Los Dominicos, basta subir pelo Camino El Alba, virar à esquerda no Camino El Observatório (logo depois da comisaría de carabineros) e seguir até o número 1515, onde está o portão do Observatório. Aí é só subir direto. Aqui está o mapa:
    http://maps.google.cl/maps?hl=es&q=camino+el+observatorio+1515+las+condes+chile&gs_sm=e&gs_upl=443l10052l0l10179l44l36l0l7l7l2l702l10574l2-8.11.6.2.1l28l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1280&bih=679&um=1&ie=UTF-8&sa=N&tab=wl
    Para fazer a visita noturna aberta ao público é necessário ligar e reservar antes. O número é (02)977-1090. Qualquer problema, me avisa! :)
    As visitas noturnas estavam suspensas por causa do inverno, e estão voltando agora em setembro. Mas elas costumam ser nas 4as e 5as feiras, de 19h a 21h.
    Se marcar uma visita, me diz, para eu ver se posso atender nesse dia. :)

    ResponderExcluir