17 de fevereiro de 2011

Lugares do Chile - parte XIX: Museo de la Memoria y los Derechos Humanos

Continuando com a série de posts sobre lugares do Chile.
Hoje vamos para um local muito interessante no centro de Santiago: o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos

Esse museu foi inaugurado há pouco mais de um ano, ainda no governo de Michelle Bachelet.
Chegar lá é muito fácil, basta pegar a linha 5 do metrô e saltar na estação Quinta Normal. O museu fica na frente da saída do metrô, é um prédio bem moderno, que contrasta com os outros daquela região antiga. 
E, de quebra, depois da visita ao museu, vale a pena visitar a Quinta Normal, um parque muito bonito que fica ao lado do metrô.

Mas vamos ao museu, que é o assunto do post.
Como todos sabem (ou deveriam saber), o Chile sofreu com uma forte ditadura militar no período de 1973 a 1990, sob o comando do general Pinochet. A idéia do museu então é dar visibilidade às violações dos Direitos Humanos cometidas nessa época, dignificar as vítimas e suas famílias, e estimular a reflexão e o debate sobre o tema, para que nunca mais volte a ocorrer algo parecido.

No pátio externo do museu nos deparamos com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, escrita em grandes letras de metal. Ao entrar, vemos um mapa com diversas histórias de desrespeito aos direitos humanos ocorridas no mundo, e os países que fizeram comissões para investigar esses abusos.
A exposição permanente do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos é baseada na Comissão da Verdade realizada no Chile e é composta de várias salas que contam distintos aspectos do período de ditadura militar.

É um museu muito bonito e emocionante. Imagens do dia do golpe, documentos, histórias, homenagens às vítimas, relatos de horríveis torturas... as lágrimas vêm aos olhos sem se perceber. A exposição é cronológica e, pouco a pouco, vamos vendo como se desenrolaram esses 13 anos, até o plebiscito de 1988, que determinou que o governo de Pinochet terminaria em 1990.

Só indo lá para sentir, eu recomendo fortemente uma visita. E como disse Michelle Bachelet na inauguração do museu:
"No podemos cambiar nuestro pasado. Sólo nos queda aprender de lo vivido. Esta es nuestra responsabilidad y nuestro desafio."

Museo de la Memoria y los Derechos Humanos

Um comentário:

  1. Assino embaixo de tudo que você disse!
    Esse museu é sensacional e me fez chorar algumas vezes! Vale muito a pena!

    ResponderExcluir