25 de fevereiro de 2011

Bolo de cenoura com calda de chocolate

O meu bolo preferido é o de cenoura com calda de chocolate.

Lembro-me do dia em que o comi pela primeira vez. Acho que eu tinha uns 7 anos de idade. Era aniversário de uma amiga e esse foi o bolo do parabéns. Eu provei e achei uma delícia! Nem sabia que era de cenoura, só depois que me disseram...

Pois bem, já fazia muito tempo que eu não comia esse bolo. Eu não sou muito de cozinhar doces e nunca o tinha preparado. Mas no começo da semana comprei umas cenouras e me deu uma vontade imensa de comê-lo!
Para vocês terem uma idéia, eu nem tinha forma de bolo aqui em casa. Mas decidi que de hoje não passava. Saí da universidade e fui direto comprar uma forma, daquelas de silicone. Aí fui ao supermercado comprar o resto dos ingredientes, cheguei em casa, e coloquei a mão na massa.

Depois que o bolo ficou pronto, esfriando, eu fiz um belo de um jantar com frango e brócolis. Mas a água na boca era mesmo pela sobremesa. Coloquei a calda de chocolate e desfrutei desse belo bolo agora a pouco. Hummmmm!

Deixo vocês então com a foto do dito cujo e a receita (adaptada do site Tudo Gostoso), para quem se animar a fazer.

Bolo de cenoura com calda de chocolate


Bolo:

Ingredientes:
- 3 cenouras médias raladas
- 1/2 xícara de óleo
- 4 ovos
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo:
- Bata bem no liqüidificador a cenoura com os ovos e o óleo.
- Numa tigela, coloque a farinha, açúcar e fermento. Mexa-os, e depois acrescente o creme de cenoura.  Misture bem, até que fique uma massa homogênea.
- Coloque a massa numa forma untada e asse no forno pré-aquecido (180º) por 40 minutos.

Calda:
Misture 4 colheres (sopa) de chocolate amargo em pó, 5 colheres (sopa) de leite, 1 1/2 colher (sopa) de margarina e 2 colheres (sopa) de açúcar numa panela em fogo baixo, até que adquiram a consistência desejada. 

Quando o bolo esfriar, é só colocar a calda (eu acrescentei também um pouco de chocolate granulado) e se esbaldar com essa delícia! Bom apetite! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário