11 de fevereiro de 2011

Paisagens que ficam para sempre no coração

Eu estou lendo o livro Antártico, de Francisco Coloane, um autor chileno que viveu de 1910 a 2002 e escreveu muitos relatos sobre o sul do país.
Esse é um livro de contos. No conto En un caballo llamado Patria, encontrei uma frase que me chamou muito a atenção:


Francisco Coloane

Hay paisajes que permanecen en el corazón, suben a la mente y se quedan para siempre fijos en la memoria, y uno los ve en la realidad menos vivos que cuando se lo vienen sin saberse el porqué al paraje que hay detrás de la frente y la nuca.




Não poderia ser mais correto. Há paisagens que ficam para sempre no coração. E, às vezes, quando as revemos, não são exatamente como lembrávamos.
Acho que mais do que a paisagem em si, o que guardamos é o sentimento em relação àquele momento. A memória tem dessas coisas.
Eu tenho muitas paisagens assim e de vez em quando me ponho a recorda-las, com cuidado, fechando os olhos e tentando lembrar de cada detalhe...

Nenhum comentário:

Postar um comentário