Tenho uma predileção especial por romances históricos e fantasia, mas isso não significa que não aprecie outro tipo de leitura. Gosto de bons livros de análise científica ou política, e recentemente li um clássico que adorei!
Las venas abiertas de América Latina, de Eduardo Galeano. Eu li o original em espanhol (uma edição de 1971, que é do meu pai), mas é fácil achar traduções em português ou outros idiomas.
Muitos já haviam me recomendado esse livro, mas eu não achei que fosse gostar tanto. Bom, eu já tinha lido outras coisas do Galeano e adorado (ele escreve muito bem!), e com esse não foi diferente.
O livro é uma análise da história da América Latina, desde a colonização até a época em que ele foi escrito. Uma análise como nenhuma outra que eu já havia lido sobre o tema, e é fácil emocionar-se e ter raiva com tudo que passou na nossa história. Por outro lado, o livro foi escrito há 40 anos, então é interessante ver como algumas coisas mudaram e outras continuam as mesmas até hoje.
Eu não sou muito de fazer resenhas (e para saber mais, vocês podem olhar na wikipedia), mas recomendo fortemente a leitura desse livro! Se você é como eu, que já havia recebido recomendações, mas nunca tinha lido, não deixe para depois! Leia já!
Deixo vocês com a descrição do livro em sua contra capa:
Eduardo Galeano |
Nenhum comentário:
Postar um comentário