11 de junho de 2012

Ventos de mudança...

Caramba, já fazia tanto tempo que eu não vinha aqui! Mais de um mês sem publicar um post... Eu volta e meia tenho idéias legais para escrever no blog, ou novidades para contar, mas estou sem tempo no momento, e depois acabo esquecendo...

Mas agora é hora de atualizar isso aqui! Vamos então às novidades! :)

No final de janeiro eu escrevi um post após sair da minha última aula do doutorado e comentei que em março teria que fazer o difícil exame de qualificação. Pois é, todo programa de doutorado tem alguma espécie de qualificação, mas devo dizer que a minha é umas das mais complicadas que eu já vi. 
Primeiro temos que fazer um exame escrito sobre todas as grandes áreas da astronomia (estrelas, planetas/sistema solar, meio interestelar, estrutura galáctica, galáxias, cosmologia e observacional/instrumental). Depois, temos que fazer um exame oral, apresentando dois projetos de pesquisa nos quais já trabalhamos e respondendo as perguntas cascudas da banca sobre a física por trás desses projetos. 
O exame escrito foi no dia 22 de março e eu estudei bastante para ele (li o Carroll inteiro, um livro enorme de astrofísica com mais de 1200 páginas, e fiz vários exercícios). A prova estava bem longa e difícil, e eu saí dela com uma verdadeira sensação de dúvida: podia ou não ter passado (precisava ter uma nota 5, de um total de 7). O resultado demorou mais de um mês para sair, e aí descobri que a minha nota foi 4.85 e eu não tinha passado de primeira. Pois é... decepção! :/
Mas tudo bem, se a pessoa não passa de primeira no exame escrito, ainda tem outra chance. E a banca decidiu que eu deveria repetir somente a parte na qual não fui muito bem (galáxias e cosmologia). E lá fui eu estudar essa parte toda de novo, para fazer outro exame no dia 31 de maio. Estava bem difícil e eu penei, mas consegui a nota necessária dessa vez. Ufa!
Agora falta o exame oral né... ele será provavelmente na semana de 9 a 13 de julho. Estou esperando a confirmação da data, mas já comecei a preparar as minhas apresentações. Espero que dessa vez eu passe de primeira! (Eles também dão uma segunda chance para o oral, mas haja saco! Já basta ter repetido o escrito).

Bom, além de todo esse tempo dedicado ao exame de qualificação, eu ainda tinha o trabalho de pesquisa do doutorado para fazer, claro. Eu já tinha um projeto de tese definido e estava trabalhando nele há algum tempo, mas a verdade é que não me sentia nada feliz com o doutorado. Muita pressão e estresse por causa da qualificação, e zero motivação com o projeto de pesquisa. Vários fatores contribuíram para isso, mas o principal deles foi a incompatibilidade com uma das pessoas com as quais eu estava trabalhando. Não preciso entrar em detalhes, mas o fato é que trabalhar com alguém que te dá medo e te faz sentir inútil e estúpida não é nada agradável. E, sério, faz mal à saúde. Eu chorava de desespero e nervosismo quase todos os dias. Até que eu cheguei na gota d'água!
Nesse momento tive o apoio essencial do Claudio (coitado, teve que agüentar cada chororô), dos meus pais, minha irmã e alguns amigos e colegas. E na semana passada tomei a decisão de abandonar esse projeto de pesquisa; a melhor decisão que eu poderia haver tomado! Quem está familiarizado com o ambiente acadêmico sabe que essa decisão não é nada fácil: imagina largar tudo e começar outra pesquisa do zero? Mas do jeito que estava, eu não podia continuar, e agora me sinto muito mais tranqüila, sem um grande peso nas costas. 
São ventos de mudança que me fizeram muito bem. Agora tenho que pensar num novo projeto (e orientador), começar a trabalhar e obter resultados para escrever a tese nos próximos anos. Mas quando se está feliz, essas coisas são bem menos difíceis! :)

Uau, já escrevi muito! Isso é que dá ficar tanto tempo sem atualizar esse blog! Mas se você teve paciência para ler até aqui, tenho outra novidade: devo fazer o meu primeiro concurso público! 
Bom, quase todos os concursos que abrem para astrônomos pedem no mínimo doutorado, seja para trabalhar com pesquisa ou com divulgação científica. Mas no final do mês passado foi aberto um concurso para o Observatório Municipal de Campinas, que oferece uma vaga para graduado em astronomia. O trabalho consiste em planejar e executar atividades relacionadas a projetos e programas de divulgação e educação científica, para atender diferentes públicos do observatório. 
Apesar de estar no doutorado, eu adoro trabalhar com educação (fiz parte do programa de extensão da UFRJ, e há mais de um ano trabalho com o público na Universidad de Chile). E o edital desse concurso veio bem na hora da minha crise existencial com o doutorado, então eu fui impulsiva e me inscrevi. Agora a poeira baixou, eu tomei a minha grande decisão de mudar de projeto de pesquisa, e espero seguir bem com o doutorado. Mas como já estou inscrita no concurso, por que não fazer a prova?
Acho que será bom ter essa experiência! E se eu passar, terei uma segunda opção caso o doutorado não dê certo, hehehe. Nunca se sabe! 

Depois eu conto mais desse concurso e de outras novidades, mas agora é hora de se despedir, porque esse post já está muito longo... até a próxima! ;)

4 comentários:

  1. Eu pensei em fazer nesse concurso de campinas também, mas como estou no meio do meu exame, não ia ter tempo para me preparar. Apesar de tudo, seu exame de qualificação deve ter lhe preparado para isso, não?

    abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedro Henrique Hasselmann11 de junho de 2012 às 18:58

      é o pedro henrique acima, esqueci de assinar =/

      Excluir
  2. É isso aí, sister! Bola pra frente e parabéns pelas escolhas! :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro, acho que todo o estudo para o exame de qualificação escrito vai me ajudar um pouco sim, embora o foca agora seja outro... mas não vou me preparar mais do que isso não, hehehe, não tenho tempo. A parte de português e conhecimentos gerais vai ser da minha memória mesmo! :P

    E sister, obrigada! ;)

    ResponderExcluir