28 de junho de 2012

Os últimos cangaceiros

Continuando com o registro das minhas idas ao cinema em 2012...

Eu reclamei que aqui no Chile não há muita opção de cinema alternativo e os poucos filmes não-Hollywood que chegam, vêm super atrasados. É verdade, mas de vez em quando rolam uns festivais de cinema bem legais, e é a hora de aproveitar para ver filmes diferentes! :)

Anteontem começou o festival de documentários FIDOCS. Ele já está na sua 15a edição, mas eu nunca tinha ido. Quando vi o anúncio do festival desse ano, decidi que veria pelo menos um filme dessa vez. E, olhando a programação, encontrei Os últimos cangaceiros, um documentário brasileiro.

Só o fato de ser brasileiro e estar indicado à melhor filme latinoamericano já despertou a minha atenção. E a temática do filme, o cangaço, me deixou com mais vontade ainda de ver! E lá fui eu, ontem, ao Centro de Extensão da PUC-Chile para ver Os últimos cangaceiros.

O documentário é de 2011 e foi dirigido pelo cearense Wolney Oliveira. Se trata da história de Durvinha e Moreno, que foram cangaceiros do bando de Lampião. Eles conseguiram escapar quando quase todos os outros cangaceiros morreram e se refugiaram em Minas Gerais, mudando de nome e de vida. Durante mais de 50 anos eles esconderam sua verdadeira identidade de todos, inclusive dos filhos, até que, já aos 95 anos de idade, Moreno resolve contar tudo.

O filme é lindo e emocionante. Eu simplesmente adorei! E recomendo a todos!

E falando em cangaço, aproveito para recomendar também o livro A Costureira e o Cangaceiro, que li no ano passado. É um romance baseado na época do cangaço, e conta a estória de duas irmãs, muito bom! :)

Deixo vocês então com o trailer do ótimo documentário Os últimos cangaceiros. Vejam!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário