4 de julho de 2012

Aventuras em SP

Ontem à noite voltei para Santiago, depois de 4 dias no Brasil. Cheguei em Guarulhos na 6a de noite e fui para a casa da minha amiga Marília, em Osasco.

Boteco São Bento
No sábado nós fomos ao Museu da Língua Portuguesa, passando antes pela bonita Estação da Luz. O museu é bem legal e, além da exposição permanente, havia uma ótima exposição comemorando os 100 anos do nascimento de Jorge Amado. Valeu a visita! Depois nós nos encontramos com outras duas amigas nossas, a Vanessa e a Michelle, no Boteco São Bento, para beber chopp, comer feijoada e botar a fofoca em dia. Eu conheci essas minhas três queridas amigas paulistas no meu primeiro semestre em Santiago e adorei reencontrá-las agora. :)
Já à noite, fui ao Terminal Tietê pegar um ônibus para Campinas. A viagem até lá é de um pouco mais de uma hora. Eu fiquei no Hotel Opala Estação, perto da rodoviária. É simples, mas direitinho, e suficiente para uma noite.

Acordei bem cedo no domingo e peguei um táxi para o local do concurso, uma escola num bairro meio afastado do centro, o Parque Jambeiro. A prova começava às 9h, mas eu cheguei lá um pouco antes das 8h, e tive que ficar esperando um tempão.

A prova em si, meu primeiro concurso, estava fácil. Eu não esperava nada muito complicado na parte de astronomia, já que o concurso é para um trabalho de divulgação científica num observatório municipal. Mas estava mais fácil do que eu esperava... A parte de português também. Acho que conhecimentos gerais foi o mais difícil, hahaha, porque caíram questões sobre softwares de Windows (eu não uso Windows há séculos) e sobre algumas notícias do Brasil que eu não acompanhei muito bem, por morar fora.

Entreguei a prova depois de um pouco mais de 2h, e fiquei esperando a Marília me buscar lá. Enquanto isso, encontrei uns antigos calouros meus, que também fizeram o concurso, e ficamos conversando. A Marília me buscou de carro e nós fomos ao Shopping Iguatemi almoçar com uma amiga dela, no restaurante árabe Almanara. A comida estava uma delícia e foi bom para a matar a saudade, porque quase não há comida árabe no Chile.

Depois do almoço, voltamos para Osasco, e eu fui à Vila Mariana, em São Paulo, visitar outra amiga querida, a Juju, e o seu marido Dudu (e o cachorro Mandela também, hehehe). Nós comemos pizza e bebemos um vinho chileno que eu tinha levado de presente para eles. E também botamos a conversa em dia, claro. Foi ótimo! Aí voltei para Osasco.

Catedral da Sé
No dia seguinte, 2a feira, fui com a Marília para São Paulo, com a intenção de fazer turismo. Eu não conhecia quase nada da cidade, e queria aproveitar bem o meu dia. Começamos indo de metrô para a Liberdade e, depois de andar um pouco por lá, fomos caminhando até a Praça da Sé, onde está o marco zero da cidade. Lá nós visitamos a bonita Catedral e o Pátio do Colégio, primeira edificação de São Paulo. Então continuamos andando, passamos pela rua 25 de Março (o Saara de SP, hehe), e chegamos ao Mercado Municipal. Achei o Mercadão bem legal! Nós almoçamos lá (um tradicional sanduíche de mortadela, pastel e chopp), e depois fomos ao terminal de ônibus Parque Don Pedro II.

De lá, pegamos um ônibus para a Av. Paulista, nossa próxima parada. Descemos na esquina com a Brigadeiro e começamos a caminhada. Paramos no MASP, que estava fechado (maldita 2a feira), e fomos até o Conjunto Nacional. No caminho, parei no Rei do Mate para matar a saudade, e comprei um copão de mate com limão. No Conjunto Nacional, fui à enorme Livraria Cultura e comprei o 5o livro das Crônicas de Gelo e Fogo. E aí fomos ao cinema, ver o novo filme do Woody Allen: Para Roma com Amor (depois falo mais dele aqui).
Terminada a sessão de cinema, pegamos o metrô até a estação Faria Lima, em Pinheiros. Fomos lá para jantar com a Vanessa no Mussashino, aproveitando um cupom. Era um restaurante japonês bem simples, numa rua meio deserta e escura, mas era super tradicional, e a comida estava uma delícia! Também foi bom para matar a saudade, e variar um pouco da comida japonesa com palta, hehe.


Terminado o jantar, voltamos para Osasco e passamos no supermercado. Comprei cachaça, BIS, água de côco e uma nova pasta de Ovomaltine (estilo Nutella), para trazer pro Chile. De volta à casa, arrumei minha mala e dormi.


No dia seguinte, ontem, fui ao aeroporto no final da manhã e fiquei esperando o meu vôo, que saía às 14h50 (mas acabou atrasando mais de meia hora). Na espera, fui à Cervejaria 
Eisenbahn, tomar um chopp e comer um sanduíche. Lá ajudei um polonês, que tentava se comunicar com a atendente do bar. Ele falava inglês, mas ela não entendia nada, e respondia em português. Acho um absurdo que haja gente que não fala nada de inglês trabalhando na sala de embarque de um aeroporto internacional, ainda mais em Guarulhos, que é o maior da América do Sul. Mas eu pude salvar o coitado, hehehe, e ele me convidou para um chá. Foi bom para passar o tempo e treinar o meu inglês.
Depois, foi só o vôo para Santiago, e aqui estou eu, de volta à rotina do doutorado.


Esses dias em São Paulo (e arredores) foram excelentes! Além da experiência do concurso, pude relaxar a cabeça, passear bastante e matar a saudade de pessoas muito queridas. A cereja no bolo foi o clima, de sol e calor, para variar um pouco do frio inverno de Santiago. :)


Bom, agora chega, porque já falei demais. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário