25 de julho de 2012

Era uma vez um exame de qualificação...

Eu ja contei em outro post como funciona o exame de qualificação do meu programa de doutorado... Em março eu fiz o difícil exame escrito e em maio tive que repetir a parte de astronomia extragaláctica e cosmologia. Passada a parte escrita, tive que me preparar para o exame oral, que foi ontem.

Nesse exame temos que apresentar, para uma banca, dois trabalhos de pesquisa que já tenhamos feito. Eu escolhi o tema da minha dissertação de mestrado e o tema com o qual eu estava trabalhando no doutorado. Aqui estão os slides iniciais das duas apresentações: :P


A idéia desse exame é analisar a minha capacidade como pesquisadora, se eu me aprofundei bem nos temas e entendi a física por detrás. Também analisam a minha capacidade de comunicação e criatividade. Durante as apresentações, os membros da banca podem te interromper a qualquer momento, com qualquer pergunta que lhes ocorra.

Eu estava muito ansiosa e nervosa nas semanas anteriores, principalmente depois de ter tido que repetir uma parte do escrito. E sabia de várias pessoas que tiveram que repetir o oral, então a pressão era bem grande!
Mas ontem eu até que fiquei tranqüila. Eu gosto de falar em público e, afinal de contas, ia falar de trabalhos que eu fiz, para os quais dediquei muito tempo e esforço.

O exame durou 2 horas no total, entre apresentações e perguntas, e tudo saiu bem. No final eu estava bem cansada e demorando mais para responder, hehehe, mas os professores gostaram do meu desempenho e me aprovaram.
Isso significa que estou qualificada para seguir com o doutorado. Ou, como se diz nos EUA, "I'm a PhD candidate". :D

Agora eu tenho que procurar um novo projeto (e orientador) para trabalhar. Já tenho algumas ofertas e espero realmente encontrar algo legal. Se nada der certo, ainda tenho o plano B de Campinas, hehehe, mas depois de todo esse esforço para me qualificar para o doutorado, acho que vale a pena tentar a sorte com um projeto novo. :)

Seja como for, estou muito contente! Essa é uma daquelas horas nas quais vemos que todo o esforço valeu a pena! Os meses de preparo para essa qualificação não foram moles, e me sinto infinitamente mais leve! :D

3 comentários:

  1. Que bom, Larara!
    Fico bem feliz por vc!

    Bjo, Pri!

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo Lara!!! Vc parecia estar super tensa...realmente, depois de tanto esforço vale a pena continuar a estrada, concordo com vc. Aliás, concordo em tudo, pois tb sempre tenho um plano B...tem que ter né?!rs Dá mais segurança para realizar o plano A. hahahaa
    Bjs!

    ResponderExcluir