23 de agosto de 2010

NGC5694

O último semestre de mestrado já começou e eu já comecei a escrever a minha tese: Uma busca por estrelas variáveis em NGC5694.

NGC5694 é um aglomerado globular, localizado na borda exterior da nossa galáxia. Aglomerados globulares são objetos esferóides compostos de milhões de estrelas, unidas pela força da gravidade. E são os objetos mais antigos da galáxia. Então, estudando aglomerados globulares, podemos estudar a história da Via Láctea e entender mais sobre ela.
O interessante é que NGC5694 parece ter uma origem extra-galáctica. Ou seja, ele teria sido capturado pela nossa galáxia em algum momento do passado. Queremos então entender melhor esse objeto e compará-lo com outros aglomerados globulares, da Via Láctea ou de outras galáxias.

Abaixo está uma imagem de NGC5694. Ela foi tomada com o telescópio de 1.3 metros do Cerro Tololo, aqui no Chile, em maio de 2007. Comparando-a com várias imagens tomadas em outras datas, e vendo a variação do brilho das estrelas com o tempo, podemos encontrar estrelas variáveis. Ao estudar o comportamento das estrelas variáveis encontradas, podemos saber mais informações sobre esse aglomerado.


Agora é hora de voltar ao trabalho, pois NGC5694 me espera! :)

4 comentários:

  1. Nossa! Já tem trocentos post aqui que eu ainda não tinha visto! Tá se empolgando mesmo, hein! hahaha

    Vou comentar todos de uma vez então:
    1- também quero um dia voar de asa-delta e pular de pára-quedas.
    2- Tem uma feira ótima aqui perto, mas nunca vou.
    3- Post olha-como-meu-trabalho-é-legal-e-diferente-do-seu, hein! hahahaha

    beeeijos

    ResponderExcluir
  2. Tô me empolgando mesmo sim! hahaha

    E:
    1- Você tem que voar da asa delta um dia, vale muuuuuuito a pena. E quem sabe a gente não pula juntas de pára-quedas? :P
    2- Vê se começa a freqüentar a feira! É legal, mais barato e pode-se comprar muitas coisas gostosas, frescas e saudáveis. hehehe
    3 - E o meu trabalho é tudo isso que você disse mesmo! hahahaha

    ResponderExcluir
  3. saquei td desse seu post lara.... hahahahha

    ResponderExcluir
  4. Aaaah, não é tão difícil, vai! :P
    hahahaha

    ResponderExcluir