24 de agosto de 2010

¡Los 33 mineros están vivos!

A notícia saiu no domingo: os 33 mineiros soterrados por um desmoronamento de terra na Mina de San José, no Atacama, estão vivos. Depois de 17 dias sem nenhuma notícia, a sonda finalmente conseguiu chegar até eles e fazer contato. Estão todos bem (na medida do possível, é claro) dentro de um refúgio.

Bilhete enviado pelos 33 mineiros soterrados

Foi mesmo emocionante! Eu, pessoalmente já não acreditava mais que eles estivesses vivos. Quem agüenta 17 dias a 700 km de profundidade debaixo da terra? O drama foi, e ainda está sendo, enorme. Mais uma tragédia no país, mais gente sofrendo e momentos de incerteza.
Agora começou a mobilização para o resgate. Pode demorar mais de um mês para tirarem todos de lá e o risco ainda é muito grande. Mas o alívio é enorme por saber que eles estão vivos.
E estando a situação controlada, posso fazer a minha análise sobre o assunto.

A primeira coisa que chama a atenção é como os chilenos lidam com as tragédias. Um país acostumado com terremotos e erupções vulcânicas tem o seu povo sempre pronto para dar força ao próximo nas horas difícies. Foram várias manifestações de apoio pelo país, e quando finalmente se soube que eles estavam vivos, muita gente de Santiago foi para a Plaza Itália (palco das grandes celebrações do país) comemorar. Todos buzinavam nas ruas expressando o seu apoio. É algo bonito de se ver.

Outra coisa que chama a atenção é a manipulação política e da imprensa nesse caso. Como eu disse acima, eu achei que já não havia esperanças para os mineiros. A imprensa dizia que a mina não estava de acordo com as normas de segurança e que não estava preparada para o caso de um desastre. Ninguém disse que havia um refugio totalmente equipado para uma emergência como essa e assim era fácil esperar o pior.
Não que eu esteja a favor da mina, pois acho que muitas dessas empresas mineiras são predadoras que exploram os trabalhadores e têm lucros enormes. E é bem possível que alguma falha por parte da empresa tenha ajudado a causar o desmoronamento. Mas é incrível como a imprensa manipulou as informações para criar um drama maior do que o real.
E, além disso, a manipulação política. O presidente Piñera foi lá diversas vezes dar o seu apoio às famílias, o que já era de se esperar. O problema é que quando se descobriu que os mineiros estavam vivos, passaram a informação para as famílias, mas não anunciaram para o mundo, pois queriam esperar que o presidente estivesse lá para dar a notícia. Só quando ele chegou é que se fez o anúncio, e foi ele quem leu a carta enviada por um dos mineiros e levantou no alto o bilhete da foto acima.
Claro, um presidente tem que estar presente nessas situações e manifestar o seu apoio. Mas eu não gostei do jeito que a coisa foi feita. Parecia que ele tinha salvo os mineiros com o seu sorriso colgate (o mesmo sorriso que aparentemente salvou as vítimas do terremoto). Eu já não gosto do Piñera, mas independente da opinião política de cada um, acho que forçaram demais a situação.

Um comentário:

  1. Admito que nõ estou muito antenada no mundo no momento (coisa demais no mundo interno) e nem tava sabendo dessa história!
    Mas eu tenho uma paciência muito curta para os dramas da mídia... Me irrita profundamente!

    ResponderExcluir