31 de agosto de 2010

Lugares do Chile - parte V: As casas de Neruda

Continuando com a série de posts sobre lugares do Chile.

Na verdade, hoje são 3 lugares, unidos por um mesmo tema: As casas de Neruda.
Como todos sabem (ou deveriam saber), Pablo Neruda foi um importante poeta chileno. Ele nasceu em 1904 e morreu em 1973, alguns dias depois do golpe militar. Neruda tem uma grande e bonita coleção literária e, em 1971, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura.
Quando eu me mudei para o Chile, comecei a conhecer mais sobre essa importante personalidade e suas obras. E também tive a oportunidade de visitar as suas 3 casas que estão espalhadas pelo Chile e hoje em dia funcionam como museus, contando mais da história do poeta e expondo suas poesias e excentricidades (ele colecionava de tudo!). Se quiserem saber mais, visitem o site da Fundación Pablo Neruda.

Casa do Neruda de Isla Negra

A 1a casa que visitei está localizada em Isla Negra, na V Región (ou Región de Valparaíso). Eu fui lá em Maio de 2009, num passeio com outros alunos de pós-graduação da PUC-Chile. Era a principal casa de Neruda, e ele e sua mulher estão enterrados nos jardins de lá. É uma linda casa, com uma bela vista pro mar. Vale a pena uma visita.




Casa do Neruda de Santiago



A 2a casa que visitei está em Santiago. Essa casa também é chamada de La Chascona (expressão chilena para "descabelada", uma maneira carinhosa pela qual ele chamava sua mulher) e está no Barrio Bellavista, aos pés do Cerro San Cristóbal. Eu fui lá em Julho de 2009, com a minha amiga Marina. Também é uma casa bem interessante de se visitar.




Casa de Neruda de Valparaíso



A 3a casa está em Valparaíso e também é chamada de La Sebastiana. Eu a visitei há pouco tempo, no começo desse mês, com a minha mãe, nossa amiga Claudia, meu tio Sidney e meu primo João Victor. O dia estava bem feio quando fomos lá, mas valeu a visita.







Agora deixo vocês com um pouco mais de Pablo Neruda:

Autorretrato
Por mi parte, soy o creo ser duro de nariz,
Pablo Neruda
mínimo de ojos, escaso de pelos en la cabeza
creciente de abdomen, largo de piernas,
ancho de suelas, amarillo de tez, generoso
de amores, imposible de cálculos, confuso
de palabras, tierno de manos, lento de andar,
inoxidable de corazón, aficionado a las
estrellas, mareas, maremotos, administrador de
escarabajos, caminante de arenas, torpe de
instituciones, chileno a perpetuidad, amigo
de mis amigos, mudo de enemigos,
entrometido entre pájaros, mal educado en
casa, tímido en los salones, arrepentido sin
objeto, horrendo administrador, navegante
de boca, y yerbatero de la tinta, discreto entre
los animales, afortunado de nubarrones,
investigador en mercados, oscuro en las
bibliotecas, melancólico en las cordilleras,
incansable en los bosques, lentísimo de
conversaciones, ocurrente años después,
vulgar todo el año, resplandeciente
con mi cuaderno, monumental de apetito,
tigre para dormir, sosegado en la alegría,
inspector del cielo nocturno, trabajador
invisible y desordenado, persistente, valiente
por necesidad, cobarde sin pecado,
soñoliento de vocación, amable de mujeres,
activo por padecimiento, poeta por maldición
y tonto de capirote.

2 comentários:

  1. todo mundo fala mto bem da de isla negra, mas eu tenho um carinho especial pela chascona, em santiago.
    a de valparaíso é a que eu menos gostei, disseo eu tenho certeza... rs

    ResponderExcluir
  2. Neruda! Adoro! :D

    Moraria tão contente na Chascona... :)

    ResponderExcluir