19 de outubro de 2010

Vamos brincar de poesia?

Sabe aquelas lembranças de infância que volta e meia pipocam nas nossas cabeças? Hoje eu lembrei de um poema que gosto desde pequena, e resolvi postar aqui.

Vamos brincar de poesia? é o primeiro poema do livro Poemas para Brincar, de José Paulo Paes. Quando eu tinha 7 anos de idade, estudamos esse livro no colégio, para depois apresentar em um recital. O livro é uma gracinha e eu gostava tanto, que até hoje sei alguns dos poemas de cor.

Eu não conhecia nada sobre o autor e hoje procurei no google. José Paulo Paes nasceu em 1926 e morreu em 1998. Ele dedicou grande parte de sua carreira à tradução, mas a partir de 80 voltou-se ao público infantil, escrevendo diversas poesias para crianças.
O livro Poemas para Brincar foi lançado em 1990 e já vai em sua 16a edição (Editora Ática). Eu o recomendo para as crianças de todas as idades.
E agora, vamos brincar de poesia?

Poesia é... 
brincar com as palavras
como se brinca com bola,
papagaio, pião.
Só que bola, papagaio, pião
de tanto brincar se gastam.
As palavras não:
Quanto mais se brinca com elas,
mais novas ficam.
Como a água do rio
que é água sempre nova.
Como cada dia que é sempre um novo dia.
Vamos brincar de poesia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário