8 de outubro de 2010

Lugares do Chile - parte XIII: Talca

Continuando com a série de posts sobre lugares do Chile.

Hoje vamos para a Séptima Región (ou Región del Maule). Mais especificamente para a cidade de Talca.
Eu fui para lá no fim de semana passado, visitar a família do Claudio. A viagem já começou interessante, pois fomos de trem. São três horas e meia da Estación Central de Santiago até a estação de Talca.

Talca foi uma cidade muito afetada pelo terremoto, e ao chegar na estação você começa perceber os estragos. Já se passaram mais de 7 meses, mas as marcas do terremoto de 8.8 graus ainda estão presentes em cada esquina. É difícil recuperar-se de um acontecimento tão forte e, ao ver todas aquelas ruínas, é impossível não pensar na dor das pessoas que perderam ali suas casas ou seus entes queridos. A minha experiência com o terremoto não foi nada boa, mas poderia ter sido muito, muito pior.
Grande parte dos monumentos históricos de Talca desabaram (ou tiveram que ser demolidos). A cidade perdeu assim parte de sua identidade, para assumir outra, uma mais forte, de superação.

Apesar de tudo, continua sendo uma cidade bonita, com muitas árvores e parques. E um dos seus principais atrativos são as várias vinícolas em seus arredores. Por falta de tempo, eu não visitei nenhuma, mas provei vinhos deliciosos da região.

Deixo vocês com fotos das duas faces de Talca: a arborizada Plaza de Armas e uma das muitas construções afetadas pelo terremoto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário